MILITAR

Novos bombeiros comunitários

Solenidade de formatura ocorreu na segunda-feira (12), com homenagens e entrega de equipamentos à corporação

Novos bombeiros comunitários


No início da noite de segunda-feira (12), o 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Gaspar, que tem como comandante, o primeiro Tenente, Levi Garcia Ribeiro, realizou a solenidade de formatura do Curso de Bombeiros Comunitários e entrega de equipamentos à comunidade gasparense.
Ao todo foram entregues 30 conjuntos de EPI de combate a incêndio, formados por jaqueta e calça, 35 pares de luvas de combate a incêndio, 50 balaclavas para combate a incêndio, seis equipamentos de proteção respiratória, compostos por cilindro de ar respirável, suporte com cinto e arreios, máscara facial, válvula de demanda, regulador de pressão e capuz de resgate. Também foram entregues, um conjunto de ferramentas para Resgate Veicular a bateria da marca Holmatro, composto por uma Tesoura, um Alargador, um Cilindro Expansor. Investimento realizado pela Secretaria do Estado da Infraestrutura e Mobilidade, totalizando mais de R$ 320 mil em equipamentos. A compra foi realizada através do convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar e a prefeitura de Gaspar, com recursos provenientes das taxas do serviço de segurança contra incêndio.
Homenagem
Foi realizado homenagem a senhora Rosinha Imthurm, artista plástica há mais de 43 anos, que com seu talento fez uma pintura do Quartel dos Bombeiros de Gaspar, que se tonou o Símbolo adotado pelos Quartel na Celebração do aniversário de 20 anos dos Bombeiros em Gaspar. Por sua colaboração, o comandante Primeiro Tenente Levi Garcia Ribeiro, prestou justa homenagem e a entrega de uma caneca decorada com pintura feita pela artista.
Formatura
O ponto alto de solenidade se deu com a formatura de 16 Bombeiros Comunitários, que num período de 6 meses passaram por um processo de treinamento formativo realizado em três fases: Curso básico de atendimento à emergências (CBAE), Treinamento básico de atendimento à emergências (TBAE) e Curso de Bombeiros Comunitários (CBC). Desde a sua criação, o processo de formação comunitária no Corpo de Bombeiros militar de Santa Catarina passou por períodos de adaptação e aprimoramento, contando, hoje, com um modelo de excelência que é adotado em todo o território catarinense. Provenientes destes cursos, 30 alunos iniciaram o Curso de Bombeiros Comunitários (CBC) realizado no período de 16 de maio de 2022 à 12 de dezembro de 2022.
A capacitação, teve carga horária total de 414 horas/aula, das quais 154 foram teóricas e 240 horas/aula foram de estágio operacional no quartel do corpo de bombeiros militar de Gaspar, o resultado final do curso registrou três desistências, 11 reprovações e 16 alunos aprovados. Durante o curso esses jovens aprenderam diversos assuntos relacionados ao serviço do Bombeiro como o combate a incêndio, o atendimento pre-hospitalar e o resgate veicular. Após formados, os Bombeiros Comunitários continuarão a ter encontros periódicos e ficarão à disposição do 3º Pelotão de Bombeiros Militar em ações comunitárias, preventivas e operacionais.
Premiação
A aluna destaque pelo esforço e dedicação com a melhor nota, da turma de Gaspar, foi Bianca Cappelletto, primeira colocada, com média final de 9,34.
O evento contou também com a presença de autoridades, entre elas o Secretário de Saúde de Gaspar, Francisco Hostins Júnior, o Secretário de Assistência Social, Salésio Antônio da Conceição – Nei, O Tenente PM, Brauner Arcaro Justino Filho, José Altino Comper, presidente da Círculo, parceira da corporação, que recebeu neste ano o Título de “Empresa Amiga dos Bombeiros”, José Roberto Deschamps, diretor do Jornal Metas e presidente da ADJORI - SC e Brasil, representando a imprensa, entre outras autoridades presentes.
Para o Comandante da Corporação, Tenente Levi, estes recém formados, estão aptos a prestarem relevantes serviços voluntários junto da Corporação, à comunidade gasparense. “Eles estão preparados e irão prestar apoio não só para a corporação, esta formação os ajudará a serem úteis na sociedade de modo geral, na família, entre os amigos, nos ambientes de trabalho, nas mais diversas situações, acidentes, incêndios, em diversas situações de emergência. Irão contribuir principalmente, para a prevenção e o socorro à comunidade de Gaspar” destaca o Comandante, Tenente Levi.


Novo Curso

Para 2023, está previsto a abertura de mais um curso de Bombeiros Comunitários. Quem tiver interesse, deve seguir as Redes Sociais da Corporação onde serão divulgados o Edital e oportunidade de inscrição o novo curso que será oferecido a comunidade.


Artista plástica Rosinha Imthurm
Bianca Cappelletto, 1º Colocada
Artista plástica Rosinha Imthurm

Imagens

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube