Mercado é assaltado em plena luz do dia em Ilhota

Ocorrência foi registrada pelas câmeras de videomonitoramento

Por

Um assalto em plena luz do dia levou pânico aos clientes do Mercado Jotaka, em Ilhota. O estabelecimento fica localizado na rua 21 de Junho, região central e comercial da cidade. Mas isso não foi preocupação para os dois homens que chegaram numa motocicleta, por volta das 14h20min, e entraram com arma em punho no estabelecimento e cobrindo o rosto com capacetes. Toda a ação foi gravada por uma das câmeras de segurança do estabelecimento. São cerca de 3 minutos de gravação (assista abaixo).

Um cliente ainda tenta deixar o mercado, mas esbarra nos assaltantes que o obrigam a retornar. Um dos homens está com uma mochila colocada na frente do seu peito e permanece na área próxima aos caixas, enquanto o outro se dirige para os fundos do estabelecimento. Os celulares são retirados dos clientes e funcionários. O assaltante se dirige ao balcão da gerência em frente aos caixas e parece pedir e procurar algo, provavelmente o dinheiro. Ele se movimenta e gesticula a todo momento para a funcionária.  Neste momento, o outro assaltante reaparece na imagem e se abaixa para verificar algo no mesmo balcão. Uma pessoa aparece na cena e o assaltante o empurra, retira o seu celular e manda que fique junto aos demais clientes e funcionários. Os assaltantes ficam mais agitados e ordenam que as pessoas se dirijam aos fundos do estabelecimento - quatro funcionários e dois clientes. Eles então reaparecem nas imagens já deixando apressadamente o mercado.

Segundo informações do site Correio do Vale, de Ilhota, os assaltantes levaram pertences e dinheiro do estabelecimento, antes de fugirem na motocicleta. A polícia foi acionada e iniciou as investigações e buscas para tentar capturar os responsáveis. O proprietário do Mercado Jotaka, o ex-vereador por Gaspar Joel da Costa, em conversa com a reportagem do site Correio do Vale desabafou sobre a falta de segurança na cidade e região.

“Estamos vivendo tempos difíceis, onde a sensação de insegurança permeia nosso dia a dia. Os comerciantes estão sendo cada vez mais prejudicados, e é urgente que medidas efetivas sejam tomadas para proteger a população e o comércio local”, desabafou o comerciante.

Diante do ocorrido, o empresário fez um apelo aos políticos locais, solicitando investimentos e ações concretas para melhorar a segurança pública na região. “Precisamos de mais policiamento, de políticas públicas que realmente garantam a segurança da população. Não podemos mais viver com medo”, concluiu. Joel finaliza fazendo uma sugestão. O proprietário não revelou o prejuízo.