Jantar festivo, na próxima terça-feira (31), vai marcar a data de uma das mais antigas entidades de SC
O Lions Clube de Gaspar completa 62 anos nesta sexta-feira, dia 27. Esse é também o Dia do Leonismo, instituído por lei municipal em 2015. Quase 14 anos depois da sua fundação, em 14 de abril de 1975, o Lions foi reconhecido como “entidade de utilidade pública”, também por meio de lei municipal. Desde então, voluntários – hoje em torno de 20 - contribuem de forma direta para a sociedade gasparense em iniciativas sociais, culturais, educacionais, ambientais e, principalmente, de ajuda humanitária com foco no combate à fome, miséria e doenças. Não por acaso, O Lions tem em seu DNA o lema “Nós servimos”. A entidade gasparense é uma das dez mais antigas do estado.
As atividades e campanhas em benefício da comunidade já permitiram conquistas importantes para Gaspar como a inauguração da primeira agência do Banco do Brasil e as construções da Casa Mortuária Bom Pastor e do Hospital de Gaspar. A atual presidente, Marise Teresinha Heinig, filha de Evaristo Francisco Spengler (in memoriam) e Dica Spengler, a voluntária do Lions há mais tempo em atividade, cita os ideais que norteiam as ações do Lions: “liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço”. A partir destes princípios, a entidade atua como agente transformador da sociedade, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Nestes 62 anos de atuação, o Lions Gaspar esteve presente em momentos marcantes da comunidade, como na tragédia climática de 2008, quando formou uma grande corrente de solidariedade, que atravessou os limites de Gaspar e região, para arrecadar e distribuir donativos em socorro de milhares de famílias atingidas, estendendo a ação a uma campanha de doação de geladeiras. E assim tem se repetido, toda vez que o município é assolado por enchentes e enxurradas.
É também por iniciativa do Lions que pessoas acamadas ou com limitações temporárias de locomoção tem acesso gratuito a cadeiras de roda e de banho, além de muletas, bengalas, andadores e camas hospitalares. Um trabalho que começou ainda nos anos 1970, por iniciativa do casal Spengler, que abriu espaço em sua própria residência para guardar os equipamentos.
No mês de dezembro, o Lions promove uma das mais antigas ações natalinas, com o tradicional “Caminhão do Papai Noel”, que percorre as ruas dos principais bairros da cidade distribuindo balas. A restauração da antiga Praça do Papai Noel, no bairro Sete de Setembro, foi outra iniciativa da entidade gasparense.
Afora isso, o Lions também participa das campanhas fixas do Lions Internacional, como o Dia Mundial da Visão, bem como a ação de prevenção ao diabetes. Juntamente com a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Gaspar/Ilhota, a entidade mobiliza a comunidade para a campanha de recolhimento de lacres de latas, principalmente nas escolas gasparenses, despertando nas crianças o sentimento de pertencimento à sociedade e da ajuda ao próximo.
A manutenção financeira do Lions Clube de Gaspar se dá por meio de eventos, como o carreteiro do Lions. “É dessa forma que arrecadamos recursos para adquirir novos materiais, para mantermos as campanhas realizadas pelo clube que ajudam os mais necessitados”, explica Marise, que revela a proposta de também buscar parcerias junto ao empresariado local. E para celebrar, mais uma vez, o sucesso do trabalho voluntário executado em Gaspar, o Lions realiza na noite da próxima terça-feira, dia 31, a partir das 19h30min, um jantar festivo, para convidados, pela passagem dos seus 62 anos.
Internacional
O Lions Club Internacional é uma das maiores organizações de clubes de serviços do mundo, voltada para ações humanitários, que teve como fundador Melvin Jones no ano de 1917 no Canadá. Os membros voluntários do clube são chamados de Leões. São cerca de 1,35 milhão de associados em mais de 200 países e regiões geográficas do planeta.
Lions em ação de higiene bucal na Escola Mônica Sabel
Visão do Lions
Juventude.
Socorro às Vítimas de Catástrofes;
Humanitário;
Diabetes;
Fome;
Meio ambiente;
Câncer infantil
Deixe seu comentário