Governo garante obras na Rodovia Ivo Silveira

No entanto, a rodovia ficou de fora do programa Estrada Boa.

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Quem passa pela Rodovia Ivo Silveira, no trecho entre Gaspar e Brusque, se assusta com as condições do asfalto. Os buracos tomaram conta da pista, a sinalização horizontal está apagada e há um trecho em que houve afundamento do piso e, com isso, um amontoado de material se formou nas bordas da pista. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), no ano passado ocorreram 51 acidentes na Ivo Silveira. Já em 2023, faltando ainda quatro meses para terminar o ano, o número de acidente já chega a 44.

No dia 10 de agosto, o Governo de SC lançou o “Programa Estrada Boa”, que pretende investir mais de R$ 2 bilhões na restauração, implantação e revitalização de 1.504km de estradas estaduais. Desse total, 504 km são de implantação e restauração e mil km de revitalização. De acordo com o governo, serão R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes e R$ 665 milhões em obras de revitalização. No total, 60 rodovias vão receber melhorias. Porém, o que chamou a atenção dos gasparenses é que a Rodovia Ivo Silveira (SC-108), no trecho que liga Gaspar a Brusque, não foi contemplada no “Estrada Boa”. Vale lembrar que o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, esteve em Gaspar no dia 18 de junho e, em reunião com empresários na sede da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), prometeu a revitalização da via.

FOTO: RAQUEL BAUER/JORNAL METAS

Na época, o Jornal Metas acompanhou a visita, onde o secretário deixou claro que a rodovia não seria duplicada por falta de recursos, mas que receberia, sim, uma revitalização. A obra de duplicação do havia sido autorizada em junho de 2022 pelo então governador Carlos Moisés com investimento de R$400 milhões.“Não adianta nós dizermos que nós vamos começar uma obra sem terminar as que já foram começadas. Foi dada uma ordem de serviço, mas o recurso garantido não temos. Por isso que a revitalização é importante e o governador Jorginho Mello tem nos orientado a não assumirmos compromissos que não possamos cumprir”, afirmou, na época, o secretário Comper.

A reportagem do Jornal Metas entrou em contato com o secretário para entender o motivo de um trecho tão importante, que liga a segunda e a terceira maiores cidades do Vale Europeu, Brusque e Gaspar, respectivamente, não ter entrado no pacote de obras, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno por parte da pasta.

Já a Acig se manifestou sobre a situação. Em nota, relembrou que o secretário esteve na entidade prometendo a revitalização da via. “Em junho deste ano, o secretário de infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, esteve na entidade e ouviu dos associados o pedido de duplicação da rodovia Ivo Silveira (SC-108) para melhoria do fluxo de mercadorias e serviços na região. Na ocasião, o secretário foi enfático quanto à impossibilidade de duplicação, por não haver verba prevista para essa finalidade – mas se comprometeu com a revitalização. Ao receber o anúncio do pacote de obras do governo do Estado para as rodovias de Santa Catarina, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) sentiu falta de qualquer movimento que contemplasse a rodovia que impacta diretamente a cidade e prontamente questionou o secretário sobre este cenário”, diz a nota.

A Acig segue informando que o presidente, Edemar Wieser, conversou com o secretário Comper, que assegurou que até o fim de 2023 a rodovia será revitalizada, embora não esteja no pacote. “Segundo o Comper, a revitalização não foi incluída no referido pacote porque já estava prevista no plano de governo antigo – e só passou por alguns melhoramentos oportunizados pelo atual governo. A Acig possui um ofício assinado pelo Jerry Comper, assumindo o compromisso dessa iniciativa, e aguarda pelos desdobramentos”, ressaltou a Acig. O Prefeito, Kleber Wan-Dall disse que a rodovia precisa de atenção e intervenção do Estado.

Os critérios para definição dos trechos contemplados com o programa “Estrada Boa” foram grau de degradação da rodovia, demanda de tráfego, projeto e orçamento revisados, licenças emitidas e desapropriações em andamento.

FOTO: RAQUEL BAUER/JORNAL METAS