Governador sobrevoa áreas mais atingidas pelas chuvas

Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí, na cidade de Taió, bastante castigada pela chuva do último fim de semana

Por

Governador em sobrevoo à região mais afetada ///

O governador Jorginho Mello sobrevoou nesta segunda-feira, 9, a região de Taió e esteve no município, que foi bastante afetado pelas enchentes. Santa Catarina registra, até o momento, 135 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. A informação está no relatório da Defesa Civil, atualizado por volta das 18h desta segunda. “O aviso com bastante antecedência ajudou a salvar a vida, o que é o mais importante e ajudou a salvar o patrimônio também. Foi um trabalho grandioso dos Bombeiros, da Polícia, da Defesa Civil, de todas as forças de segurança para ajudar a socorrer essas pessoas. Agora é acolher essas famílias em casa de parentes, abrigos. Depois que baixar as águas vamos arregaçar as mangas juntos com prefeito e lideranças pra recuperar pontes, espaços públicos, dando todas as condições para reerguer”, frisou o governador.

O balanço mostra ainda que 82 municípios decretaram situação de emergência. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.

O Governo do Estado distribuiu 39.968 itens de assistência humanitária e todas as equipes do Governo do Estado permanecem a campo, em todas as regiões afetadas, em atendimento à população, por meio das equipes municipais da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal. Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, 9, as operações da Defesa Civil seguem mobilizadas por conta do indicativo de mais chuva para o estado a partir da metade dessa semana. Permanece alto o risco de alagamentos e deslizamentos por conta dos volumes já registrados.