Gevaerd deixa o Governo Kleber Wan-Dall

Engenheiro era o atual reponsável pela elaboração de grandes projetos de mobilidade

Por

Gevard deixa a administração com grande projeto finalizados


Gevard deixa a administração com projetos finalizados / FOTO Arquivo Jornal Metas

O engenheiro Alexandre Gevaerd está deixando a Secretaria de Planejamento Territorial da prefeitura de Gaspar. Ele que começou como o secretário da pasta, acabou sendo substituído por Cleverton João Batista nas mudanças que o prefeito Kleber Wan-Dall realizou, no primeiro e segundo escalões do governo, em meados de maio deste ano. Desde então, Gevaerd vinha trabalhando como diretor de projetos especiais na área da mobilidade urbana, como o Anel de Contorno, e no Plano Diretor. O governo ainda não tem um substituto.

Na última sexta-feira (12), Gevaerd acertou a sua saída do governo, devendo cumprir seu último dia de trabalho na próxima sexta-feira (19). Segundo ele, a saída se dará de maneira amigável. "Saio tranquilo por ter cumprido a tarefa, evidente que um pouco triste porque estou deixando uma cidade em que tenho raízes familiares, minha mãe nasceu em Gaspar, e aqui tenho e fiz muito amigos, mas a gente sabe quando um ciclo se encerra e o meu se encerrou na prefeitura de Gaspar", afirmou.

Gevaerd disse ainda que deixa a prefeitura com bons projetos concluídos, como o do Binário da Parolli, e outros que gostaria de ter finalizado, como o Binário do bairro Coloninha, que será mais uma etapa do projeto completo do Contorno Urbano. "Muitas vezes a gente não consegue realizar tudo o que quer, mas numa análise geral do trabalho acredito que consegui deixar uma boa contribuição para a melhor mobilidade na cidade", avaliou. Outro trabalho importante do engenheiro Gevaerd foram os ajustes na revisão do Plano Diretor, que estava parado há bastante tempo na Câmara de Vereadores e que, durante a sua passagem pela secretaria, avançou. "O Plano Diretor também está bem encaminhado", complementou.

Gevard admitiu que a decisão de deixar o governo também passou pela família. "A carga de trabalho era muito grande, estava tendo pouco tempo para a família". A ideia, segundo ele, é reassumir o cargo de professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau (Furb) já que foi obrigado a pedir suspensão de contrato, no ano passado, em função da incompatibilidade de horários entre as aulas e o trabalho na Secretaria de Planejamento. "Já estava com saudades de dar aulas", acrescentou.

O prefeito Kleber Wan-Dall explicou que a saída de Gevard se deve a um pedido pessoal do engenheiro, já que ele estava com seus contratos suspensos de servidor efetivo da Prefeitura de Blumenau e de funcionário da Furb. De acordo com Wan-Dall, era desejo de Gevaerd reassumir a função na universidade. "Sem dúvida, o Gevaerd deixa uma grande contribuição para Gaspar, no Plano Diretor, que ele ajudou a revisar, e de mobilidade urbana, no caso do Contorno Urbano. Agora, precisamos de uma pessoa com um perfil mais de executor de obras, para tirar esses projetos do papel". Wan-Dall elogiou a capacidade e profissionalismo de Gevaerd, que, segundo ele, trouxe credibilidade para a Secretaria. O prefeito admitiu que o engenheiro poderá, num futuro próximo, voltar a trabalhar com a prefeitura de Gaspar, já que a administração abriu uma negociação para contratar a área de engenharia da Furb para a revisão geral das alterações feitas no Plano Diretor. "Ele é um profundo conhecedor do assunto, pois ele participou da elaboração do Plano Diretor de 2006 e agora na revisão em 2018/2019", explicou o prefeito.

Alexandre Gevaerd é engenheiro civil de formação tendo atuado nas Secretarias de Planejamento de Blumenau e Brusque, além de lecionar há 24 anos na Furb. Seu principal foco de atuação é relacionado à mobilidade urbana. Em Gaspar, trabalhou por dois anos e meio na Secretaria de Planejamento Territorial, primeiro na função de secretário com a tarefa de projetar um Plano de Ação Viária compatível com a necessidade da cidade, culminando com a obra maior, o Contorno Urbano, que deverá ser o maior investimento em mobilidade da história do município. Além disso, Gevaerd e sua equipe foram responsáveis pela revisão e atualização do Plano Diretor, que vai permitir a reorganização territorial do município.