Em rede social, prefeito confirmou que o município vai continuar seguindo o protocolo do Estado

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Reprodução Internet

O Prefeito Kleber Wan-Dall usou a sua rede social nesta segunda-feira, dia 7, para esclarecer que não pretende, por enquanto, liberar o uso de máscaras em ambientes fechados. Segundo o comunicado, o município não está adotando nenhum protocolo específico para uso de máscara. "Seguimos o que determina o Estado", escreveu o chefe do executivo. Wan-Dall lembrou que em ambientes abertos, o uso da máscara já facultativo. "Seguimos orientando nossa população sobre a prevenção e os cuidados para garantir a saúde de todos", finalizou a nota.

No Brasil, sete capitais já tornaram o uso da máscara facultativo em ambientes fechados. Já em Santa Catarina, prefeitos de 13 cidades seguiram pelo mesmo caminho. Entre as cidades, duas são do Médio Vale do Itajaí: Ilhota e Indail. já autorizaram o uso facultativo da máscara os prefeitos de Chapecó, Ilhota, São Lourenço do Oeste, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Criciúma e Indaial.

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

FOTO FREEPIK

Números

Santa Catarina chegou a 1.632.523 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.600.379 se recuperaram e 10.675 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 7. A doença respiratória causou 21.469 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,32%.

Esses números representam uma redução de 1.797 no número de casos ativos e houve mais 10 óbitos em relação ao último boletim. Aos casos confirmados se somaram 641, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 2.428. Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 293 cidades registraram pelo menos um óbito. Estima-se que haja 21 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 327 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Serra (300) e Meio-Oeste (221). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (62), Alto Uruguai Catarinense (63) e Alto Vale do Itajaí (76).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) segue alta em Santa Catarina: 76,3% ou 762 de um total de 999. A maioria, porém, não é paciente com Covid-19. Neste momento, 176 pessoas estão internadas com a doença confirmada ou com suspeita de contaminação.