Gaspar participa de pesquisa sobre turismo
Levantamento quer conhecer o perfil dos turistas que chegam ao Vale do Itajaí.
Rota das Águas, balonismo, voos de parapente e Villa D'Itália são apenas alguns dos muitos atrativos turísticos de Gaspar. Por esse motivo, o município está fazendo parte de uma pesquisa denominada "Estudo da Demanda Turística do Estado de Santa Catarina", o maior levantamento realizado no setor.
A pesquisa está sendo realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) com o objetivo de coletar dados como o perfil e o fluxo dos turistas que chegam à cidade. Além disso, a pesquisa fará uma análise dos serviços prestados no município. Além de Gaspar, todos os municípios do Vale do Itajaí estão participam da pesquisa.
As informações serão coletadas em alguns pontos estratégicos e que recebem turistas, são eles: Parque Aquático Cascanéia, Parque Aquático Berlim, Cascata Carolina, Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, Das Bier, Churrascaria Toni, Eco Hotel Araial d'Ouro, Truticultura Bertoldi, Fazzenda Parque Hotel, Resort Ecoar e Hotel Raul's.
O levantamento de dados será realizado por meio de tecnologias inovadoras de coletas de dados, os 'beacons' virtuais - placas com o QR Code que direcionam o turista à pesquisa, que estão sendo espalhados em diversos pontos turísticos e estratégicos a fim de possibilitar a captação do questionário on-line e, assim, compreender o fluxo da demanda.
Alguns itens que são perguntados na pesquisa envolvem a infraestrutura urbana do município, avaliação dos atrativos turísticos, dos equipamentos e serviços, além de também buscar informações que apontem o perfil do turista que chega à cidade: qual meio de transporte utilizado, o motivo principal de sua viagem - se foi a turismo ou a negócio (se veio a turismo qual veículo de propaganda que influenciou), qual a profissão, renda e quantos dias permanece na cidade, entre outros.
A pesquisa
O estudo está sendo realizado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). O início escolhido foi justamente durante a atual temporada de verão, que marca o grande retorno das atividades do setor depois de quase dois anos de prejuízos causados pela pandemia de Covid-19. Qualquer pessoa pode contribuir com o levantamento de dados da pesquisa, basta acessar o lik: https://edvaleeuropeu.questionpro.com/