Chuva persistente coloca Defesa Civil e população em alerta para a subida do nível do Rio Itajaí-Açu

A previsão da meteorologia não errou e um volume elevado de chuva atingiu o estado nesta quarta-feira (4). Em Gaspar, a Defesa Civil emitiu estado de atenção para enchente devido ao nível do Rio Itajaí-Açu. Na medição realizada às 18h desta quarta-feira (4), a régua apontava 4,25 metros. A partir de 6,20 metros, a água pode começar a invadir as vias. Um abrigo no bairro Santa Terezinha foi aberto para receber a população afetada. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.
O Centro Comunitário Santa Terezinha, localizado na Rua Barão do Rio Branco, estará disponível para a população. Equipes da Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil receberão a população com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza, e locais para descansar ou dormir. Nas últimas 24 horas, o município de Gaspar registrou um volume de aproximadamente 90mm de chuva. A situação na região do Alto e Médio Vale e em todo o Estado também está sendo monitorada.
De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, a previsão era que o rio chegaria próximo a 6m às 20h de quarta-feira. A população deve permanecer em alerta durante todo o dia de hoje, inclusive para a possibilidade de deslizamentos de terra. Até o momento, foram contabilizadas 38 ocorrências, das quais 18 foram deslizamentos ocorridos em vias públicas ou em propriedades particulares. Entre as primeiras ruas que podem ser afetadas por uma possível enchente estão: Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m, Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m, Rua Sertão Verde com 6,344 m, Rua Lino com 6,571 m e Rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m. As demais vias podem ser encontradas na página da Defesa Civil, no site da Prefeitura de Gaspar https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Gaspar publicam a cada 1 hora a medição do nível do rio no site da Defesa Civil e stories do Instagram e Facebook. Todas as demais informações, alertas e notificações são publicadas nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar. Os canais são:
www.gaspar.sc.gov.br
defesacivil.gaspar.sc.gov.br
www.facebook.com/defesacivilgaspar
www.facebook.com/prefeituradegaspar
@defesacivilgaspar
@prefeituradegaspar
No Estado
Até agora, segundo relatório da Defesa Civil atualizado às 18h desta quarta-feira, chega a 46 o número de municípios que registraram ocorrências de chuvas intensas, alagamentos e granizo. São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre emitiram os pedidos de decreto de situação de emergência. De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a situação no Alto Vale exige atenção por conta das características do rio Itajaí do Sul. “As águas sobem muito rapidamente, mas demoram a baixar”, explica o coronel Cesar Nunes, diretor de resposta a desastres da Defesa Civil de SC.


Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira (05/10):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva em Santa Catarina, melhorando no decorrer do dia nas áreas próximas a divisa com Rio Grande do Sul. No Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva segue persistente e com totais elevados.
Temperatura: amena.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: frente fria se afasta para o oceano e baixa pressão atua no norte de SC.

Sexta-feira (06/10):
Tempo: céu encoberto e chuva em Santa Catarina, com temporais localizados com granizo, devido a um cavado (área de baixa pressão). No norte do Estado, especialmente áreas mais próximas ao Paraná, a chuva diminui no decorrer da tarde.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sábado e domingo (07 e 08/10):
Tempo: instável com chuva em Santa Catarina moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados acima de 100 mm, devido a áreas de baixa pressão e passagem de uma nova frente fria. Risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.