Votação acontece em dois dias: 3 e 4 de dezembro
As escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina vão eleger no próximo domingo, dia 3, e segunda-feira, dia 4, os novos diretores para o quadriênio 20024-2027, exceto nas Escolas Indígenas, de Assentamento, Quilombolas e no Instituto Estadual de Educação (IEE). A votação é presencial e em cédulas impressas. No primeiro dia, inicia às 8h e vai até às 17h. Já no segundo dia, o período de votação será ampliado: das 7h às 20h.
Cada candidato apresentou um Plano de Gestão Escolar (PGE), e todos foram homologados e estão disponíveis para a consulta no link http://webgesc.sed.sc.gov.br/wpusuextbuscapge.aspx. Pelo portal Webgesc, é possível ver os Planos de GFestão por unidade escolar.
Em Gaspar, três das seis escolas tem mais de um candidato (veja tabela ao lado). Na Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro, são três professores: Ana Luisa Mette, Marileuse Natal e Edson Torresani. Já na Honório Miranda, a maior escola estadual do município, dois candidatos: o atual diretor, Dioney Luiz Fernandes e a professora Ana Luisa Fantini Schmitt. A outro escola com mais de um candidato é a Agenor Zimmermann, no bairro Bela Vista, onde disputam a preferência as professoras Maria Terezinha da Silva e Ana Maria Knebel Castanha.
Podem votar todos os alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional; profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação); e um responsável legal por família dos alunos matriculados na unidade escolar. De acordo com o edital, nos três grupos – alunos, profissionais da educação e responsáveis é necessário que a votação atinja 50% mais um, para ser homologada. Caso não atinja a meta, a escolha do novo diretor será por indicação. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação vem reforçando, por meio de campanhas na mídia, a necessidade de participação no pleito principalmente dos responsáveis pelos estudantes.
Comunidade
A participação da comunidade escolar é de extrema importância, uma vez que desenvolve a gestão democrática, estabelecendo a possibilidade da escolha do diretor por meio da análise de propostas homologadas no PGE. O Plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 até 2027.
Deixe seu comentário