Alunos da Honório recolhem e reaproveitam o óleo usado

Sustentabilidade é um assunto importante, que impacta diretamente na vida de todos, afinal vivemos em um planeta com recursos que são limitados e que precisam ser preservados. Um desses recursos é a água. Apesar da sensação de que a água é abundante, de acordo com a ONG ambiental WWF-Brasil, menos de 1% do líquido de todo o mundo está disponível para consumo. O restante, 97%, estão nos mares e oceanos, ou seja, é água salgada e 2% estão nas geleiras. Por isso, preservar os mares, oceanos e lençóis freáticos é imprescindível para que a pouca água disponível do mundo não seja poluída.
Em Gaspar, os alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Honório Miranda estão desenvolvendo um projeto para contribuir com essa preservação. Na disciplina Pesquisa de Campo e Intervenção Local, que faz parte da grade curricular no Novo Ensino Médio, os estudantes estão recolhendo óleo usado de cozinha com o objetivo de fazer o reaproveitamento deste material.
A estudante Jamile Laurindo Pacheco conta o que será feito com a arrecadação. “O projeto da nossa escola é recolher o máximo possível de óleo de cozinha, porque algumas pessoas despejam esse material na pia e isso vai direto para o rio, poluindo a água que, consequentemente, nós vamos consumir novamente. Com esse óleo, no próximo semestre, em uma próxima disciplina eletiva, nós vamos fazer sabão líquido e sabão em barra, que poderá ser utilizado tanto para lavar as mãos como na cozinha”, destaca.

 


A professora responsável pela disciplina, Andréia Ferreti, explica que os alunos pensaram em um projeto que poderiam colocar em prática no dia a dia. “Dentro dessa disciplina, que trata principalmente da sustentabilidade, eles pensaram no que poderiam fazer para melhorar a vida da comunidade e o óleo de cozinha é algo que todo mundo tem em casa e acaba fazendo o descarte incorreto, jogando na pia”, explica.
Ela ainda pede que a população colabore com o projeto dos estudantes. “Todo mundo frita alguma coisa em casa de vez em quando, então, quando tiver, não jogue fora, não desperdice. Espere esfriar um pouco, colque em um recipiente e quando você vir ao Centro entregue aqui na escola. A secretaria está preparada para receber o óleo de todo mundo para a gente dar um destino correto a ele”, finaliza a professora.
Além desta ação, outras turmas ficaram responsáveis por desenvolver folders explicando sobre o impacto do óleo de cozinha no meio ambiente. Os alunos também tiveram que fazer a divulgação do trabalho nos veículos de comunicação de Gaspar.


“Dentro dessa disciplina, que trata principalmente da sustentabilidade, eles pensaram no que poderiam fazer para melhorar a vida da comunidade e o óleo de cozinha é algo que todo mundo tem em casa e acaba fazendo o descarte incorreto, jogando na pia”

Andréia Ferreti
Professora