Chuva diminui e ciclone se afastar para o oceano

Previsão da meteorologia é melhora no tempo a partir da madrugada desta quinta-feira (11)

Por

O ciclone extratropical, que atingiu várias cidades de Santa Catarina nesta quarta-feira (19), perde força na madrugada de quinta-feira e se afasta para o oceano. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia. Mesmo assim, ainda há risco de ventos fortes e chuva intensa, no mínimo, até às 23 horas de hoje. Ainda chove em todo o estado com volumes que jpa ultrapassam 250mmm. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado registrou, até o começo da tarde, 93 ocorrências relacionadas ao ciclone extratropical, a maioria delas no Litoral Norte Catarinense. Em Balneário Camboriú, uma das imagens mais impressionantes, a de uma balada flutuante, que estava sendo montada na região sul da praia central da cidade se desprendeu e ficou à deriva no mar.

As cidades mais atingidas com o ciclone extratropical são Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha. Piçarras, Barra Velha, Itapoá, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, sendo que estas última quatro decretaram estado de emergência. Em Itapema, o totem de um supermercado desabou e um motorista que passava pelo local conseguiu filmar o momento exato em que a enorme estrutura não resiste à força do vento. Há, ainda, muitas ruas e estradas parcialmente bloqueadas por causa da queda de árvores e cerca de 60 mil residências sem energia elétrica.

O número de pessoas desabrigadas e desalojadas, porém, é baixo. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, são sete desabrigadas e cinco desalojados, além de outras quatro que precisaram de atendimento.

Gaspar

Em Gaspar, o último boletim da Defesa Civil, por volta das 16h, informou que foram registradas 18 ocorrências relacionadas a chuva e ao vento, sendo sete deslizamentos de terra, uma abertura de buraco, um alagamento em via pública, uma erosão fluvial em via pública, seis quedas de árvores, um destelhamento e uma árvore em situação de risco para residência. Qualquer ocorrência deve ser registrada imediatamente informada no telefone 199.

Os deslizamentos foram registrados nos bairros Margem Esquerda, Belchior, Gasparinho e Bela Vista; as quedas de árvores no Centro, Gaspar Grande, Gaspar Alto, Gasparinho, Lagoa e Bateias; o buraco em terreno no Coloninha; o alagamento no Gaspar Grande, o destelhamento no bela vista, a árvore em risco na Margem Esquerda e a erosão fluvial no Belchior.

A Defesa Civil do município informou ainda que não há registro de pessoas feridas ou desabrigadas. Um dos deslizamentos aconteceu próximo a uma residência localizada em área de risco e que já estava interditada pela Defesa Civil antes das chuvas. A família foi orientada a deixar a residência, por segurança.

Durante a manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Obras, a superintendência de trânsito e a Defesa Civil realizaram uma força-tarefa para a remoção de árvores com risco de queda no bairro Bela Vista.

De acordo com a Defesa Civil, há também a possibilidade de alagamentos pontuais. Por enquanto, não há risco de enchente, porém, o nível do rio Itajaí-Açu segue sendo monitorado, uma vez que chove ainda persiste.