Centro de Reabilitação já atendeu 278 pessoas

Estrutura funciona desde maio no bairro Coloninha, em Gaspar

Por

Após vencerem a batalha contra a Covid-19, muitas pessoas evoluem com queixas respiratórias, motoras, fraquezas, falta de ar para realizar alguns esforços, entre outras. Atividades que sempre foram simples no dia a dia têm sido difíceis para pacientes que tiveram sequelas da doença. Inaugurado em maio deste ano pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, o Centro de Reabilitação da Covid-19, primeiro ambulatório para tratamento de pacientes com doenças residuais provocadas pela Covid-19, já recebeu 278 encaminhamentos.

A equipe do centro de reabilitação é composta por fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e enfermeiro. "Os pacientes chegam com sequelas pulmonares, dificuldades para respirar, cansaço e muita fraqueza muscular e então passam por toda a equipe multiprofissional", explica a secretária de Saúde, Silvania Janoelo.

Para ser atendido, paciente deverá procurar a unidade de saúde do bairro e passar por uma avaliação médica. Conforme a necessidade, o profissional fará encaminhamento, para que o paciente tenha acesso ao centro e equipes. Além disso, as Estratégias de Saúde do município iniciaram buscas de pacientes que já tiveram a doença para determinar a entrada no programa.

"Essa é mais uma ação que estamos fazendo em prol das pessoas nessa pandemia. Queremos garantir que toda a nossa população guerreira, que tem vencido essa pandemia, tenha qualidade de vida garantida", finaliza o prefeito Kleber Wan-Dall.

O serviço está disponível no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, 500, Bairro Coloninha, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.