Desde que foi inaugurada, a Biblioteca Municipal de Gaspar atravessou o tempo e ajudou a formar uma geração de leitores.
A Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin promove uma programação especial nos próximos dias em comemoração ao seu aniversário de 47 anos de fundação. Os eventos serão realizados nos dias 9, 16 e 17 de março, com ações durante a manhã e tarde.
Para iniciar a programação, no dia 9 de março, às 8h30 e 14h, ocorre a mediação de leitura "Leitura, memória e afetos", com Karina Schramm. As ações irão trabalhar a mediação de leitura a partir de diferentes perspectivas. Irá explorar o contato com a literatura, com o livro, com a leitura, com a narração de histórias e a relação entre o ouvir, o ver e o falar através de exercícios práticos que estimulam diferentes percepções sobre os sentidos.
No dia 16 de março, acontece o encontro com o Grupo Amigas da Leitura, que apresenta a contação 'O que cabe numa história?'. Um mundo de magia, um lobo esperto e tudo mais que só a leitura oferece. O evento ocorre às 8h30 e 14h, com duração de aproximadamente 50 minutos.
E por fim, no dia 17, data do aniversário da Biblioteca, o evento do dia será comandado por Emiliano Souza. Ao som do violão e com base em narrativas populares, o narrador conta as peripécias de um jovem caipira chamado João Boboca (ou será Sabido?). A montagem reúne contos curtos e interligados em que os personagens, por meio de situações inusitadas e divertidas aprendem a tomar suas próprias decisões e a acreditar nos seus próprios sonhos e ideias. O evento acontece também às 8h30 e às 14h.
Todas as atividades são presenciais e gratuitas, sem a necessidade de inscrição, porém é necessário consultar disponibilidade por conta da limitação de público, através do número: (47) 3091 2203. Protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos com álcool seguem sendo obedecidos.
Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin
Desde que foi inaugurada, em março de 1975, a Biblioteca Municipal de Gaspar atravessou o tempo e ajudou a formar uma geração de leitores. Hoje, as prateleiras do local comportam um acervo com mais de 56 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, gibis, revistas, entre outros gêneros literários.
A Biblioteca dispõe ainda da 'Bebeteca', um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.
Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro e outros materiais por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta online de todo o acervo das unidades da rede a listar.
Além disso, A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, através de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa "O Brasil que lê" realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos 'Férias com Histórias, Café, conto e Poesia e Distribuição de Leitura na Praça', como exemplo de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.
Confira a programação completa
style="width: 650.5px; height: 923.638px;" data-filename="retriever">
Deixe seu comentário