Davina Rocha participou de um dia de autógrafos na Biblioteca Municipal de Ilhota

A Biblioteca Municipal de Ilhota, localizada no Casarão Belga, no centro da cidade, abriu suas portas, no sábado (9), para a divulgação de dois livros, ambos de autoria da escritora ilhotense Davina Rocha da Silva. O primeiro, Minha Hiistória, Minha Vida, é autobiográfico. A obra relata a história de vida da autora, apresentando uma trajetória vida que pode ser comum para muitas pessoas, mas que é especial como a de cada um que lê, pois são verdades vividas na época. “Os jovens atuais não teriam conhecimento se não fossem contadas por alguém”, explica Davina.
O outro livro infantil, Lembranças, é composto por várias histórias que podem ser comparadas com a realidade e outras do mundo da ficção, mas que trazem mensagens positivas para as crianças. Davina, juntamente com seu esposo Lauro Pedro da Silva, aproveitaram o momento cultural na biblioteca para tocarem e cantarem algumas músicas que fazem parte do Terno de Reis, que é uma marca cultural da Região do Vale do Itajaí por conta da colonização açoriana. Publicar os livros, revela Davina, era um sonho. A autobiografia foi o primeiro, em 2013; depois veio o desejo de investir na literatura infantil, publicando Lembranças em 2017.
No segundo sábado de cada mês, a biblioteca pública de Ilhota proporciona a oportunidade de autores divulgarem seus trabalhos literários e artísticos. “O objetivo é aproximar o público em geral das atividades culturais da cidade, estimulando os amantes da leitura a visitar a biblioteca, além de dar a oportunidade para escritores e outros artistas a mostrarem suas obras”, diz Vanessa Silva Simon, responsável pela biblioteca. No mesmo dia, o colecionador Lúcio Fábio Sansão, expôs a sua coleção de carrinhos em miniaturas e a Associação Ilha Belga prestou mais informações sobre a Colônia Belga e seus descedentes em Ilhota.