Aulas retornam em 7 de fevereiro com atividades 100% presenciais
Protocolos sanitários continuam em vigência.
As aulas na rede municipal de ensino de Gaspar retornam no dia 7 de fevereiro para alunos da pré-escola ao 5º ano e no dia 8 de fevereiro para alunos do 6º ao 9º ano. A volta foi dividida em dois dias para evitar aglomerações. E para receber as orientações pedagógicas para o ano letivo que se inicia, os diretores das unidades de ensino da Rede Municipal de Gaspar participaram de uma reunião com a Secretaria de Educação.
Para um retorno presencial com segurança, a Secretaria seguirá com todas as orientações da portaria SES/SED/DCSC Nº 79, que estabelece protocolos de segurança sanitária para as atividades escolares. Todas as 30 unidades de ensino, entre escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs), seguirão os protocolos para garantir a segurança das mais de oito mil crianças e adolescentes do município.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, destaca que todas as unidades estão seguras para receber os estudantes. "Neste retorno, estamos comprometidos com a segurança, o fortalecimento das relações entre família e escola, além de dar continuidade no uso das tecnologias, a organização de estratégias e ações da recuperação de aprendizagem e o cumprimento dos protocolos e legislações".
A vacinação contra a Covid-19 é obrigatória para todos os profissionais da educação (professores, zeladores, cozinheiras, estagiários, administrativo, entre outros) de acordo com a orientação do Governo Estadual. Apesar da exigência para os professores, os alunos não precisarão comprovar a vacinação contra a Covid-19. A entrada no educandário de pais e responsáveis também só será aceita com o esquema vacinal em dia.
O uso da máscara se mantém obrigatório, além da higiene das mãos. Os ambientes internos devem ser mantidos com boa circulação de ar, com portas e janelas abertas para permitir o fluxo de ar. As instituições de ensino devem realizar o monitoramento diário dos trabalhadores e estudantes que apresentem sinais e sintomas gripais em todos os turnos. Eles devem ser isolados imediatamente, assim como as autoridades de saúde devem ser informadas.
Além da atualização dos protocolos sanitários, o encontro contou com a participação da equipe técnica da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, que explicaram os principais programas voltados para crianças. Todos os gestores das unidades de ensino aprenderam de que forma funcionam os serviços de saúde e de que forma devem ser utilizados.
Aulas 100% presenciais
O Decreto do Governo Estadual nº 1.669 prevê o retorno 100% dos estudantes às atividades presenciais nas unidades de ensino. Caso o estudante não possa retornar às aulas presenciais por motivos de saúde, ele poderá ser atendido em modelo alternativo, desde que apresente laudo médico comprobatório.