Ações complementrares
Honorio En(Cena) é um dos projetos desenvolvidos na escola
Honório En(Cena) é uma das atividades extraclasse na escola - FOTO: ARQUIVO JORNAL METAS
Buscar atividades que complementem o cotidiano em sala de aula é um dos grandes desafios dos professores e direção escolar. Mas, na Honório Miranda, o corpo docente cumpre com sucesso esta proposta. Investir em atividades extraclasses é uma forma eficiente de estreitar os laços dos alunos com o ambiente escolar e, principalmente, de interação social com os colegas, além de explorar outras potencialidades dos estudantes. Sabendo desta importância, a escola é palco, durante todo o ano, para atividades e experiências nas áreas da cultura, arte, esporte... são inúmeros os eventos realizados no educandário.
Um dos projetos, desenvolvido há sete anos, é o Honório En(cena). No dia do evento, promovido sempre no mês de outubro, a escola é invadida por vários personagens. Mas, conforme explica a professora de espanhol e integrante da comissão organizadora da atividade, Luzia Antonelli Pivetta, a proposta vai muito além da fantasia. "Antes de se transformar no personagem, os alunos precisam pesquisar sobre ele. Então, o projeto acaba se tornando multidisciplinar pois acaba envolvendo outras disciplinadas, dependendo do personagem escolhido. Com a pesquisa, espera-se que o aluno entenda o contexto e passe a vê-lo não só como um personagem, mas também como forma de expressão cultural", ressalta. No dia do En(cena) é promovido o concurso de fantasias, sendo que a participação no desfile é opcional. "No dia do evento, até mesmo os professores e colaboradores da escola se transformam em algum personagem. Todos entram na brincadeira", garante Luzia.
Além do desfile, todos os anos o En(cena) conta com a realização de oficinas de interesse dos alunos e apresentações artísticas. A ideia, segundo a professora, é que os estudantes possam ter um momento diferente de aprendizado e troca de experiências. "Nossa proposta é unir arte, conhecimento e cultura em um evento onde é possível também promover a interação entre os alunos". diz.
A professora explica que tudo começou com a comemoração do "Halloween" - o Dia das Bruxas americano. "Na data, os alunos vinham fantasiados mas, por questões religiosas, alguns estudantes não participavam da brincadeira. Então, para que ninguém se sentisse excluído e para envolver também outras disciplinas na proposta e não somente o inglês, tivemos a ideia de fazer o En(cena)".
Outro grande evento que mobiliza a escola é o Interclasses - jogos entre salas que voltaram a ser promovidos no educandário há dois anos, com a entrega do novo ginásio. Os alunos dividem-se em equipes para participar da competição em várias modalidades esportivas. Este ano, as disputas estão marcadas para os dias 30 e 31 de maio e integram a programação em comemoração aos 85 anos da escola. Conforme explica o professor de educação física e organizador do evento, Rafael Leomar Lana, nesta edição os alunos testarão seus limites e habilidades no vôlei de areia (4 x 4), vôlei de quadra, futsal, tênis de mesa e xadrez. Os três primeiros colocados de cada modalidade são agraciados com medalhas. "O objetivo do Interclasses é promover a integração entre os estudantes, mas também é uma forma para observarmos e revelarmos talentos. A disputa acaba sendo uma seletiva para os Jogos Escolares", afirma o professor.
Rafael defende que é importante envolver os alunos em eventos como o Interclasses pois, segundo o professor, o esporte é uma ferramenta de transformação social. "Os alunos que se envolvem em alguma atividade física melhoram o desempenho escolar, o convívio social e a disciplina. Além disso, o Interclasses também é importante para incentivar o exercício físico pois muitos alunos que não tinham o hábito de praticar um esporte acabam gostando de participar das atividades", afirma. Sempre ao fim dos jogos, o professor diz que novos alunos o procuram para participar das oficinas esportivas oferecidas gratuitamente na escola. Hoje, são duas delas em atividade: a escolinha de futsal e escolinha de voleib