Jornais que contam história do município de Gaspar podem ser acessados em ambiente totalmente digital
Há uma famosa frase que diz: um povo sem memória é um povo sem história. Gaspar pode se orgulhar em ter a sua memória e a sua história preservadas por meio das páginas de seus jornais impressos e que agora estão digitalizados e em posse da Hemeroteca Digital Catarinense para consulta. São 100 anos de notícias e mais de 21.400 imagens que retratam a vida e o cotidiano dos gasparenses nas mais diversas áreas.
Os quatro primeiros jornais da cidade, “O Gasparense” (1923); “Voz de Gaspar” (1953); “Gazeta do Vale” (1970); e “Cruzeiro do Vale” (1990), tiveram todo o seu acervo digitalizado e doado à Hemeroteca Digital Catarinense, podendo ser acessado pelo site hemeroteca.ciasc.gov.br. Além disso, o Jornal Metas (2000) começa a ter também seu acervo digitalizado. A previsão de finalização do trabalho é abril de 2023.
A cerimônia de oficialização da digitalização e entrega de DVDs com as cópias para os proprietários dos veículos de comunicação aconteceu na segunda-feira dia 28, na Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin. O evento foi organizado pelo Arquivo Histórico Documental Leopoldo Schmalz e contou com a presença do prefeito Kleber Wan-Dall, os proprietários dos jornais e autoridades da cidade.
O jornalista e proprietário do jornal Gazeta do Vale, que circulou por quase 20 anos em Gaspar, Silvio Rangel de Figueiredo, falou sobre a emoção de ter o seu trabalho eternizado. “Este é um momento precioso para todos nós, porque ele está chamando para a história tudo o que o município de Gaspar viu, o que foi dito e foi escrito através de cinco jornais, três que já desapareceram e dois deles que ainda estão cumprindo a sua tarefa na nossa sociedade. Somente vivendo o jornalismo por muito anos é que a gente pode ter a certeza da emoção do dia de hoje”, afirmou.
A coordenadora do Arquivo Histórico e grande entusiasta do trabalho, Leda Maria Baptista, ressaltou a importância de o município ter o registro da sua história documentada. “Essa cerimônia tem uma importância muito grande para Gaspar com relação à documentação da história da nossa cidade. Nós conseguimos durante os anos de 2018 e 2019 reunir antigos jornais e jornais ainda em circulação de Gaspar. Foi feita uma limpeza estratégica, digitalização e enviado para a Hemeroteca do Estado de Santa Catarina, uma das hemerotecas mais elogiadas do Brasil, para que este material esteja todo no sie oficial da hemeroteca sem custo algum. Além disso, través da hemeroteca catarinense, nossos materiais estarão também na Hemeroteca Nacional no Rio de Janeiro”, orgulha-se.
Digitalização do Jornal Metas
![](https://www.jornalmetas.com.br/fotos/394029/file/desktop/IMG_6831.jpg?1669747693)
Outro importante ato da cerimônia foi a assinatura do termo de cessão de direitos, assinado pelo proprietário do Jornal Metas, José Roberto Deschamps, e pelo Coordenador Técnico Hemeroteca Digital Catarinense, Alzemi Machado.
Com o termo, o Jornal Metas, que foi fundado em 2000 e ainda está em circulação com duas edições por semana, terá 22 anos de história também digitalizada e cedida à Hemeroteca. A previsão é que o trabalho de digitalização do jornal seja concluído em abril de 2023, quando Gaspar terá 100 anos de história no meio digital.
Deschamps agradeceu ao prefeito Kleber Wan-Dall, à vereadora Zilma Monica Sansão Benevenutti, ao grupo Lince e à coordenadora do Arquivo Histórico, Leda Baptista. “Todos vocês são grandes incentivadores desse projeto e eu quero parabenizar pela bela iniciativa de montar este arquivo e trazer esse resgate histórico. Eu estou muito feliz pela oportunidade que o Jornal Metas está tendo em poder contar com os mesmos benefícios dos outros jornais gaspareneses e poder ter seu acervo de 2000 a 2022 digitalizados e à disposição da população que queira consultas a história de Gaspar”, afirmou o diretor do Jornal Metas.
A representante do Arquivo Histórico de Gaspar destacou a alegria em ter o acervo do Jornal Metas também digitalizada. “Com muita satisfação assinamos hoje a remessa no Jornal Metas, a coleção completa de 2000 a 2022. Completaremos esse trabalho em abril, quando o jornal metas ficará totalmente digitalizado e assim nós teremos digitalizadas notícias de 100 anos, isso é inédito”, finalizou Leda.
Deixe seu comentário