Acadêmicos de Medicina da Unifebe vão atuar no hospital de Gaspar

Convênio foi firmado entre a direção da casa de saúde e a reitoria da universidade brusquense

Por


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

FOTO DIVULGAÇÃO / UNIFEBE

Os acadêmicos do curso de Medicina da UNIFEBE contarão, a partir do próximo semestre, com um novo ambiente hospitalar para a prática das atividades. Na tarde de quarta-feira (23), o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) firmou convênio com o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que possibilitará a realização das atividades práticas e ambulatoriais e, futuramente, a realização do internato médico. A assinatura do convênio contou com a presença da reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, do vice-reitor e pró-reitor de Administração, professor Sergio Rubens Fantini, do pró-reitor de Graduação, Professor Sidnei Gripa, e da diretora administrativa e procuradora do Hospital de Gaspar, Fabiana Helena Gomes Massari.

Fabiana destaca que o pedido de parceria demonstra que o hospital está no caminho certo e que o esforço de todos os profissionais do hospital está sendo reconhecido. "A UNIFEBE é uma instituição de tradição na região, na área de ensino da saúde, e a proposta visa permitir uma proximidade cada vez maior, beneficiando ambos os lados", enfatiza.

Como ainda são alunos, os futuros médicos irão apenas acompanhar e participar da rotina de atendimentos do hospital. "Os pacientes continuarão sendo atendidos pelos nossos médicos", reforçou Fabiana.

A parceria ocorre num momento de transformação do hospital, que precisou se adequar à pandemia. "Tivemos diversos avanços que colocaram o hospital em um novo patamar. Com um CDI totalmente novo e com equipamentos de ponta, além do investimento na UTI e o pedido de convênios com as instituições de ensino reforçam isso", observa a diretora.

Para a reitora da UNIFEBE, Rosemari Glatz, o convênio vem ao encontro do perfil regional característico do curso de Medicina da universidade. Ela destaca, ainda, a capacidade técnica hospitalar que irá enriquecer a formação humanista dos acadêmicos. O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que o convênio firmado soma aos demais convênios que já estão em andamento com hospitais de Brusque. "Estamos em busca constante de parcerias que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos nossos acadêmicos, assim como já temos êxito com o Hospital Azambuja e Dom Joaquim. Teremos agora mais uma opção para ofertar aos nossos alunos para realização das atividades práticas", complementa Gripa. Os detalhes do convênio, como data de início, quantidade de vagas para os estudantes e definição de valores a serem repassados ao hospital, serão discutidos nas próximas semanas. 


style="width: 722.34px; height: 405.734px;" data-filename="retriever">

A reitora Rosemari (E) e a diretora do hospital, Fabiana Massari / FOTO DIVULGAÇÃO UNIFEBE

O hospital

Inaugurado em 1970, o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta, atualmente, com mais de 100 leitos hospitalares. A casa de saúde atende diversas especialidades como ortopedia, pediatria, angiologia, clínica geral, infectologia e cirurgia geral, e cerca de 95% dos seus atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. O Hospital é o único ambiente médico de Gaspar que atende 24 horas por dia nos serviços de urgência e emergência. A entidade, que é filantrópica, oferta em média 5,2 mil atendimentos mensais no pronto atendimento, e aproximadamente 62,4 mil por ano.