Mais de 3 mil doses no Dia D
Desde o início da campanha, 17.174 doses já foram aplicadas
Com uma ampla mobilização da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, a comunidade compareceu às Estratégias Saúde da Família (ESFs) no sábado, dia 13, para o “Dia D de Vacinação”. Foram aplicadas 3.499 doses de imunizantes contra a gripe. Durante a ação, as equipes também realizaram a avaliação das cadernetas de saúde de vacinação para a atualização do esquema vacinal.
Desde o início da campanha, 17.174 doses já foram aplicadas, o que representa apenas 52,73% do público-alvo. A campanha de imunização nacional teve início no dia 25 de março, direcionada exclusivamente para a população pertencente aos grupos prioritários.
O secretário de Saúde, José Carlos de Carvalho Júnior, ressalta a importância da proteção. “Enxergamos essa mobilização como um momento importante de combate à gripe em nossa cidade. A epidemia de dengue já mobiliza os serviços de saúde, e o risco de um surto de gripe aumenta se a população não se imunizar. A vacina contra a gripe é fundamental para reduzir a gravidade dos sintomas, diminuir a circulação do vírus e, consequentemente, aliviar a carga sobre o sistema de saúde. É uma medida simples, mas que pode fazer toda a diferença na proteção individual e coletiva”, pontua o secretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe continua até 31 de maio, exclusivamente para os grupos prioritários (confira abaixo a lista dos grupos prioritários). Para receber a vacina contra a influenza, é necessário apresentar documento com foto, caderneta de saúde e documento atualizado para comprovação do grupo a que pertence, além da carteirinha de vacinação. A vacina contra a gripe está disponível em todas as ESFs com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nas unidades de saúde dos bairros com sala de vacina e na ESF do Centro, até às 19h30.
Confira o Grupo Prioritário:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)
Trabalhador da Saúde
Gestantes
Puérperas
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas