COMPOL - Comunicação e Política - reuniu mais de 30 palestrantes e debatedores ligados à comunicação de órgãos públicos do Vale do Itajaí
Por Alexandre Melo/Jornal Metas
O Centro de Inovação de Blumenau recebeu nos dias 21 e 22 de setembro, o congresso do COMPOL - Comunicação e Política. O evento reuniu 34 painelistas e debatedores, que interagiram com um público aproximado de 200 profissionais ligados às áreas de comunicação, marketing, publicidade, design entre outros, bem como políticos. Foram dois dias de debates e troca de experiências, que proporcionaram a reciclagem sobre as ferramentas de gestão de comunicação nos poderes legislativos e executivos. As estratégias de campanhas eleitorais e o uso das redes sociais também pautaram as apresentações e discussões. Quatro palestrantes vieram de outros estados, os demais atuam em órgãos públicos de cidades da região do Vale. Essa é uma característica do COMPOL a partir da regionalização, conforme explica o idealizador do evento e fundador da agência Bn3 de estratégia digital, Marcello Natale. "No primeiro grande evento, em Florianópolis, a maioria dos palestrantes era de fora, mas a partir do momento que regionalizamos o COMPOL a ideia passou a ser a de convidar profissionais de cidades da região onde o evento acontece, como tivemos aqui o de Pomerode, que é um case de sucesso e importante que se divulgue a todos os profissionais da área", exemplifica
Para Natale, a comunicação tem sido cada vez mais uma importante ferramenta de governo para municípios e estados. "Temos visto que prefeitos e vereadores que se comunicam bem, conseguem entregar um melhor serviço para a comunidade", observa o estrategista digital. Porém, ressalta que a discussão sobre as melhores estratégias para desenvolver essa comunicação é relativamente nova. "Temos alguns fóruns para isso, mas um espaço onde a gente possa trazer todos os agentes envolvidos não tínhamos até então, desde como montar uma equipe, planejar a comunicação, uso das mídias pagas e como lidar com a imprensa. Na verdade, é um grande 'caldo1 e quem ganha é a comunicação e o cidadão", afirma o estrategista digital. Ele lembra que a pandemia evidenciou claramente a necessidade de uma comunicação mais efetiva entre poder público e cidadãos. "Hoje, não tem mais como esperar o jornal de amanhã para dar uma notícia, a informação circula muito rapidamente e a população quer respostas imediatas. A capacidade de criar conteúdo e se comunicar de forma clara, para que não gere dúvidas, não gere fake news, muitas das notícias falsas poderiam ser evitadas com uma comunicação mais clara e direta", avalia Natale.
A jornalista Amanda Weber, superintendente de Comunicação da Prefeitura de Gaspar e especialista em gestão de comunicação, foi uma das painelistas do evento, com o tema "A ‘eterna’ luta do assessor estrategista e as conexões de milhões". Para ela, atroca de experiências em eventos como o COMPOL é essencial para que os profissionais de comunicação possam se atualizar e promover a informação e transparência do setor público de forma eficaz. Amanda conta que sempre participa como ouvinte, porém, desta vez teve a honra de ser convidada para falar um pouco da sua experiência frente à comunicação da Prefeitura de Gaspar e em outros municípios que já trabalhou. "A organização do COMPOL está de parabéns por promover esses encontros com pessoas capacitadas e dando espaço para quem trabalha na nossa região mostrar seu potencial", acentua a jornalista.
O CIMPOL
O COMPOL - Comunicação e Política - teve a sua primeira edição em Florianópolis, em junho deste ano, juntamente com o Summit Cidades, como um evento de comunicação de política pública. Da capital, seguiu para eventos regionais, começando por Criciúma. A segunda edição regional foi em Blumenau e próximo já vai acontecer em uma cidade fora de Santa Catarina: Imperatriz, no Maranhão. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará também devem entrar no roteiro do COMPOL. "Nós firmamos parcerias com agências regionais, onde 80% dos palestrantes são da região e apenas 20% de fora", revela Natale.
Deixe seu comentário