Vizinho matou e estuprou jovem em Blumenau
Na Delegacia de Polícia, Jhonatan Ferreira confessou o assassinato de Fernanda Reinerd
A Polícia Civil de Blumenau identificou e prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), o suspeito de matar a jovem Fernanda Aline Reinerd na madrugada de domingo, dia 10. O corpo foi encontrado na segunda-feira, dia 11, no interior da quitinete, para onde a vítima havia se mudado um dia antes de ser morta, no bairro Itoupava Central. Fernanda foi atingida a facadas e morta por estrangulamento. O autor ainda a estuprou e furtou da residência um aparelho de TV. Interrogado na Delegacia de Polícia, Jhonatan Ferreira de Araújo, 29 anos, vizinho da vítima, confessou o assassinato e ainda deu detalhes de como tudo aconteceu. O crime teve requintes de crueldade.
De acordo com o delegado Ronnie Esteves, que conduziu as investigações, Fernanda havia se mudado para a quitinete no sábado, dia 9. Na madrugada seguinte, ela chegou em casa por volta das 2h da madrugada. Antes de dormir, ela ainda mandou uma mensagem para um ex-namorado.
Na delegacia, Jhonatan contou que entrou na residência enquanto a vítima estava dormindo, pegou-a pelo pescoço e ela tentou resistir. Ele pegou um faca e desferiu golpes no pescoço dela, porém, essa não foi a causa da morte. Na sequência, com a vítima desfalecida, ele a violentou sexualmente. Depois, pegou um fio de energia elétrica, enrolou no pescoço de Fernanda e a estrangulou.
Ele ainda permaneceu mais algum tempo no interior da quitinete, onde tomou banho e ao sair ainda levou o aparelho de TV da vítima.
A polícia ainda teve acesso a uma mensagem, que ele teria enviado a uma mulher, dizendo que iria até a quitinete da vizinha para abusá-la e que se fosse preso, ela deveria avisar a família e entrar em contato com um advogado.
No dia seguinte, quando o corpo foi encontrado, o homem chegou a ser ouvido pela polícia, e passou a ser um dos suspeitos pelo crime, já que durante as investigações ficou comprovado que a vítima chegou em casa sozinha e câmeras de vigilância próximas ao residencial apontaram para uma movimentação de Jhonatan.
Na manhã desta quarta-feira, quando a polícia foi até a residência do suspeito, com mandados de prisão e de busca e apreensão, a confirmação de que ele era o autor do crime foi quando a televisão foi ligada e ao se tentar logar o aparelho à internet, o nome que apareceu na tela foi o de Fernanda.
A polícia também tinha a informação de que o criminoso já havia sido investigado, em Joinville, pelo assassinato de uma mulher em 2021 Na época, ele chegou a ser preso, mas acabou ganhando a liberdade. Jhonatan, que é natural de Araucária-PR, não conhecia a vítima. A Polícia Civil tem um prazo de 30 dias para concluir as investigações. O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde está à disposição do Poder Judiciário.