Festejos do aniversário Blumenau iniciam com a apresentação musical do violinista Charles Espíndola

Os festejos e tradicionais eventos de aniversário de Blumenau ocorrem no sábado, dia 2, data de fundação da cidade. Entretanto, a programação tem início já nesta sexta-feira (1º) com uma ação patrocinada pela Quantum Engenharia em parceria com a Prefeitura.
Intitulada de “Eleve sua energia” em Blumenau, o projeto traz para a cidade uma apresentação musical do violinista Charles Espindola, que em um veículo adaptado realizará um show ao vivo itinerante, passando pelos principais pontos turísticos da cidade como o Museu da Cerveja, Praça Dr. Blumenau, Terminal Água Verde, Terminal da Velha Central, Praça dos Músicos, Parque das Itoupavas, Vila Germânica, Parque da República Argentina e Praça da Estação Unifique.
“Quando a gente leva uma apresentação desta exuberância aos bairros de Blumenau, estamos integrando as comunidades com a cidade, fazendo com que eles se sintam parte da programação de aniversário de 173 anos da nossa querida Blumenau”, afirma o prefeito Mario Hildebrandt.

História e economia
Herança da história de sua colonização, a colônia fundada por Dr. Blumenau em 1860 possui costumes e tradições únicos. Colonizada por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram as culturas alemã e italiana. A Lei nº 860, de 4 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de município. Entretanto, em outubro, uma grande enchente causou grande destruição. A instalação do município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Em seguida, Blumenau recebeu o título de Comarca (1886) e, finalmente, em 1928, passou à categoria de cidade. Até 1934 o território de Blumenau somava 10.610 km². Hoje se resume a 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos. Estes, em conjunto com Blumenau, compõe próspera região do Vale Europeu. A cidade possui 361 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE (2022). A indústria têxtil, turismo e tecnologia da informação são as molas propulsoras da economia da cidade que está entre as 100 mais ricas do Brasil.