Resultado da classificação e da pré-seleção sairá dia 6 de maio

Encerra-se nesta segunda-feira, dia 29 de abril, o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. A oportunidade é destinada aos candidatos que desejam concorrer às vagas que não foram preenchidas nas etapas regulares do programa. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O Fies é voltado ao financiamento de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O resultado da pré-seleção, com chamada única e formação de lista de espera, será divulgado no dia 6 de maio.

Candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino entre os dias 7 e 8 de maio para a comprovação das informações declaradas na inscrição, como renda familiar e, se for o caso, condição de deficiência. A não apresentação dos documentos exigidos dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.

Podem participar candidatos que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, além de não terem participado como treineiros. Também é necessário atender à frequência mínima exigida para o curso e turno desejado e possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Para o Fies Social, os critérios são mais restritivos: o candidato precisa estar inscrito no CadÚnico e ter renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025). Nessa modalidade, 50% das vagas remanescentes são reservadas automaticamente, conforme dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

A política de cotas do programa também assegura vagas proporcionais à população de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência na unidade da federação onde se localiza a instituição de ensino. Para concorrer às vagas reservadas a PCDs, é necessário apresentar laudo médico que comprove a deficiência e contenha o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Para o ano de 2025, o MEC prevê um total de 112 mil vagas no Fies, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre. As vagas não preenchidas nessa etapa poderão ser ofertadas novamente no processo seletivo do segundo semestre.

Tags

  • Critério
  • Fies
  • MEC
  • Vagas