
Prefeitura libera colocação de flores e vasos nos cemitérios a partir de de maio

-
Decisão passa a valer a partir do dia 1º de maio (Fotos: Divulgação/PMG)
Com o controle da doença no município, famílias poderão homenagear entes queridos, desde que respeitem regras que evitem criadouros do Aedes aegypti
A partir da próxima quinta-feira, 1º de maio, estará autorizada a colocação de flores nos túmulos dos Cemitérios Municipais de Gaspar. A decisão foi tomada com base no atual cenário da dengue na cidade, que apresenta estabilidade e apenas 11 casos confirmados até o momento. A medida atende a pedidos da comunidade e foi possível graças à atuação da equipe de Vigilância Ambiental, que vem promovendo ações preventivas de forma eficaz.
Segundo o prefeito Paulo Koerich, a liberação só foi possível diante da situação controlada e da manutenção do trabalho de prevenção. “O trabalho preventivo da equipe de Vigilância Ambiental está surtindo efeito e hoje temos uma situação estável, o que favorece a liberação. É claro que os devidos cuidados deverão ser tomados, para que não haja acúmulo de água e surgimento de possíveis focos do mosquito transmissor”, afirmou.
A legislação municipal não proíbe a colocação de flores nos túmulos, mas restringe ornamentos nos corredores e lóculos do cemitério vertical. Com isso, a Prefeitura orienta os visitantes quanto a medidas obrigatórias para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
– As flores não podem estar em vasos com água;
– Os vasos devem ser perfurados e preenchidos com terra até a borda;
– Floreiras e suportes de flores também devem seguir essa mesma regra;
– Embalagens ou ornamentos plásticos ao redor das flores estão proibidos;
– Vasos com pedras, que possam acumular água, não serão permitidos;
– Velas não devem estar apoiadas em suportes.
A equipe de manutenção dos cemitérios fará fiscalizações regulares, removendo qualquer item que não esteja de acordo com as normas. Além disso, a Vigilância Ambiental manterá o cronograma de vistorias quinzenais, em conformidade com a recomendação estadual. A medida busca garantir um ambiente limpo e seguro, permitindo que as homenagens ocorram sem comprometer a saúde pública.
Tags
- cemitério
- Flores
- Gaspar
- Vasos
Deixe seu comentário