
Projetos sociais abatem no IR

-
Prazo para entrega de declaração é 30 de maio (Fotos: Divulgação)
Sescon/Blumenau fez explanção na Câmara de Vereadores
Por desconhecimento, muitos gasparenses deixam de doar parte do seu imposto de renda a projetos sociais. Em 2024, as entidades tiveram repasse pelos fundos municipais no valor de R$ 73 mil, mas o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região (Sescon Blumenau), Cláudio Cesar Schmitt, acredita que o valor seria bem mais alto se muitos contribuintes utilizassem o mecanismo da doação.
Esse alerta foi levado para uma explanação feita por Schmitt na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Gaspar na sessão da última terça-feira (22). Segundo o vice-presidente, essas entidades deixam de arrecadar, todos os anos, porque embora os contribuintes manifestem a vontade de doação, muitos não sabem como fazê-lo: “É preciso estimular o contribuinte a doar, orientá-lo, fazê-lo ver as vantagens. Este ano, convidamos três entidades que foram beneficiadas com as doações para que o público compreenda a importância desse gesto”, explicou.
Para amplificar as informações, Gaspar recebeu, no dia 10 de abril, o “Declare Certo”, evento em que profissionais contábeis esclareceram, gratuitamente, dúvidas dos contribuintes gasparenses acerca da Declaração do Imposto de Renda, entre elas, muitas perguntas sobre doação do imposto para gerar impacto social.
“Esse gesto tão simples permite que esses recursos fiquem no município, já que os Fundos Municipais já direcionam às entidades locais”, observou. Projetos sociais, culturais, esportivos e Organizações Não Governamentais (ONGS) podem ser beneficiadas. No entanto, a versão simplificada da Declaração não permite a destinação, apenas o modelo completo, pagamentos parcelados também ficam de fora.
Essa restrição fez com que Cláudio requisitasse, na Tribuna, que os vereadores articulem politicamente formas de modificar a Legislação para incluir os contribuintes que fazem a Declaração simplificada e a parcelada: “Hoje só pode doar quem faz a declaração completa”, finalizou.
Tags
- Câmara de vereadores
- Gaspar
- Imposto de Renda
- projetos sociais
Deixe seu comentário