
Galeria tem três novas mulheres

-
A Galeria Lilás foi criada para reconhecer mulheres que marcaram a política de Gaspar (Fotos: Foto: Comunicação CVG)
As vereadoras Alyne Serafim, Elisete Amorim e Sandra Hostins passaram a fazer parte do seleto grupo
A Câmara de Vereadores de Gaspar celebrou, no início da noite desta terça-feira (22), a ampliação da Galeria Lilás, espaço dedicado a homenagear mulheres que fizeram história na política do município. Em cerimônia realizada no hall de entrada da Casa Legislativa, foram apresentadas as novas integrantes da galeria: Alyne Karla Serafim Nicoletti (PL), Elisete Amorim Antunes (PL) e Sandra Maria Hostins (PL), todas eleitas para o mandato de 2025 a 2028. A atual vereadora Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP), que já integrava o Legislativo, teve seu registro atualizado na galeria.
Criada em setembro de 2019 por meio da Resolução 59/2019, a Galeria Lilás tem como objetivo valorizar e reconhecer a atuação das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento político e social de Gaspar ao longo dos mais de 75 anos da Câmara Municipal. Além de prestar homenagem, o espaço busca inspirar outras mulheres a se envolverem na política e a fortalecerem a representatividade feminina.
Durante o ato, o presidente da Câmara, Alex Burnier (PL), destacou a importância da iniciativa como símbolo de liderança e compromisso com a comunidade. “Essas mulheres representam trajetórias marcadas pela coragem, dedicação e contribuições significativas para o município”, afirmou.
A trajetória da participação feminina no Legislativo gasparense teve início apenas em 1996, com a eleição da professora Maria Teresinha Ramos, que assumiu o mandato em 1997. Até então, em meio século de existência, apenas homens haviam ocupado cadeiras na Câmara. Atualmente, o número de vereadoras que já passaram pelo Legislativo chega a 12.
A bancada feminina da atual legislatura, que compõe a Galeria Lilás, também é responsável pela atuação da Procuradoria Especial da Mulher. O espaço oferece acolhimento e orientação a vítimas de violência, incluindo a patrimonial, além de suporte jurídico e encaminhamentos para a rede de assistência social.
A Procuradoria também acompanha projetos de lei relacionados aos direitos das mulheres e atua na promoção de políticas públicas específicas. O atendimento da Procuradoria da Mulher é feito com total sigilo e respeito, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, mediante agendamento pelo telefone (47) 3332-2028 ou pelo e-mail [email protected].
O atendimento da Procuradoria da Mulher é feito com total sigilo e respeito, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, mediante agendamento pelo telefone (47) 3332-2028 ou pelo e-mail [email protected].
Tags
- Homenagem
- Importantes
- mulheres
- política
Deixe seu comentário