logo RCN

Ultimas :

17/04/2025 11:25
FÉ E DEVOÇÃO

Paróquia do Bela Vista vai reviver a Paixão e Morte de Jesus Cristo

Por Alexandre Melo

 Publicado 17/04/2025 11:25  – Atualizado 17/04/2025 11:25

  • A encenação começa na Igreja Imaculada Conceição e segue... (Fotos: DIVULGAÇÃO)

Encenação acontece no começo da noite desta Sexta-Feira Santa, nas ruas do bairro

O grupo de jovens “Despertos em Cristo”, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, em Gaspar, irá reviver na noite desta Sexta-Feira Santa, dia 18, a “Paixão e Morte de Jesus Cristo”. A encenação vai acontecer nas ruas do bairro durante a Procissão Luminosa, que virá logo após a celebração da palavra, a partir das 18h30min. Esse é o terceiro ano consecutivo que o grupo dá vida às 14 estações da Via Sacra, que inicia com o julgamento e termina com a crucificação de Jesus.
Quem está à frente do teatro é o professor de Filosofia e Pedagogia, Dalvan Neumann. Há três anos, quando passou a morar em Gaspar, ele foi convidado pelo então pároco, padre Alexsandro Borges, a criar o grupo de jovens da paróquia. Hoje, ao lado da esposa Bruna Neumann, ele coordena o grupo.

... pelas ruas do Bairro Bela Vista
  • ... pelas ruas do Bairro Bela Vista (Fotos: DIVULGAÇÃO)

Dalvan conta que realizou a encenação da Via Sacra por dois anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. Depois que veio para Gaspar, decidiu dar continuidade ao projeto.
A ideia, explica o coordenador, é estimular a imaginação das pessoas para uma das passagens bíblicas mais importantes e emocionantes na história religiosa da humanidade.
“Por mais que se tenha nas igrejas os quadrinhos com as 14 estações da Via Sacra, não é a mesma coisa ver tudo numa encenação. Acredito que aflora mais os sentimentos de fé e devoção do povo de Deus”, justifica Dalvan.

Ensaios
A encenação desta sexta-feira Santa terá a participação de 15 atores, com idades entre 13 e 18 anos. Dalvan irá novamente assumir o papel do personagem principal da história: Jesus Cristo. Ele justifica a sua participação pelo fato de que em alguns momentos Jesus Cristo é açoitado pelos guardas romanos, e para evitar acidentes com algum ator mirim prefere estar no papel principal. Os ensaios iniciaram no final do mês de março duas vezes por semana. “Estamos todos bastante animados em representar esse momento num dia de tanta fé e religiosidade”, observa o professor. Para que a encenação da “Paixão e Morte de Jesus Cristo tenha realismo, o grupo prepara algumas surpresas, como um jogo de luzes e fumaça que serão acionados no momento da crucificação. O figurino dos atores foi ganho em doação.
De acordo com Dalvan, a encenação deve durar cerca de 40 minutos e o público poderá acompanhar todo o trajeto de cerca de 600 metros até o local da crucificação. “No ano passado, tivemos um público de cerca de 200 pessoas, a expectativa é que mais fieis acompanhem a nossa encenação este ano”, prevê o coordenador.

Os jovens atores do Grupo "Despertos em Cristo"
  • Os jovens atores do Grupo "Despertos em Cristo" (Fotos: DIVULGAÇÃO)

  • Os jovens atores do Grupo "Despertos em Cristo" (DIVULGAÇÃO)

  • ... pelas ruas do Bairro Bela Vista (DIVULGAÇÃO)

Tags

  • SP

Deixe seu comentário

Mais lidas