
Designer de Gaspar cria cadeira destaque em Milão

-
A designer de Gaspar, Helena Schmitt, na poltrona inspirada numa das atividades mais antigas: a pesca (Fotos: Divulgação)
Poltrona inspirada na pesca artesanal foi apresentada durante a Milan Design Week
Veio do paradisíaco litoral catarinense, região que surgiu a primeira colônia de pescadores do Brasil, a inspiração para a criação da inovadora Poltrona Landruá. Desenvolvida por brasileiros, os designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar, ela foi lançada oficialmente durante a Semana de Design de Milão (Milan Design Week), maior evento do mundo no segmento, realizado entre 7 e 13 de abril, no centro de exposições Fiera Milano, em Milão, e com instalações em diferentes áreas da cidade italiana também.
A poltrona recebeu o nome de Landruá em referência à peça artesanal de madeira utilizada na captura do pescado. Além de uma inspiração, o utensílio foi o fio condutor para dar vida ao mobiliário, que se tornou bem mais do que um item de design. Feita em junco natural e cipó da Amazônia, a poltrona reflete a sintonia entre a sofisticação, o conforto e o bem-estar. O seu formato remete aos três arcos ovalados típicos dos landruás, conferindo uma fluidez visual que dialoga com a organicidade e harmonia das armadilhas de captura do pesacado. O encosto, com uma trama delicada feita em palha, traz o entrelaçamento das redes de pesca e simboliza a conexão entre a terra e o mar.
“A Poltrona Landruá transcende o design funcional, servindo como um tributo à engenhosidade e criatividade das comunidades ribeirinhas e litorâneas do Brasil. Inspirada em apetrechos tradicionais de pesca, como o próprio landruá e as redes de pesca, seu conceito se revela em cada detalhe, incluindo o trabalho artesanal em sua construção”, explica Helena, uma das designers da peça, e diretora criativa da Sulvimes, empresa de Gaspar (SC) que está à frente da confecção da poltrona.
A peça foi parte da exposição “Entre Terra e Céu – As Vozes do Design Brasileiro”, no Bianca Maria Palace Hotel, em Milão. Por meio de uma parceria entre Néia Paz, projetct manager na área, e a plataforma Tropicalistic, 25 designers e artistas brasileiros, que exploram a riqueza da biodiversidade do país, levaram seus trabalhos para a cidade italiana considerada o centro da moda na Europa. “Nossa poltrona é justamente uma celebração da herança cultural brasileira, legado este que ganhou destaque no maior evento de design do ano”, finalizou Ricardo Gaspar.
Não é a primeira vez que a Sulvimes ganha repercussão internacional, mas essa é a mais expressiva. A marca já soma três premiações no exterior com acoleção Umma, de mobiliário outdoor, assinada e desenvolvida pela arquiteta e designer Ariane Rosa. Entre os coroados, está a Poltrona Umma, que foi ganhadora do bronze em 2023 no A’Design Award and Competition; o Seat Garden Umma, vencedor do International Architecture & Design Awards de 2023; e o Balanço Umma, que recebeu bronze em 2024 no A’Design Award and Competition.
-
A designer de Gaspar, Helena Schmitt, na poltrona inspirada numa das atividades mais antigas: a pesca (Divulgação)
-
(Da esq. p/dir:) Os arquitetos Paulo Spessatto, Nathalia Schramm, Helena Schmitt e Bruna Wehmuth Spengler (Divulgação)
-
Poltrona Landruá (Divulgação)
Tags
- Decoração
- Litoral Catarinense
- Moda
Deixe seu comentário