
Criminosos usam o nome da OAB/Gaspar para aplicar golpe

-
Nome da entidade gasparense está sendo usado pelos criminosos (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Os golpistas vêm tentando extorquir as pessoas com o falso golpe do valor a receber
Um golpe antigo, mas que ainda faz muitas vítimas está sendo aplicado com o uso do nome e da identidade visual da Subseção de Gaspar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Trata-se do golpe do falso valor a receber. Os golpistas utilizam aplicativos de mensagens, preferencialmente o WahtsApp, se passando por advogados ou representantes de escritórios de advocacia para informar ao cliente que este teria uma quantia significativa em dinheiro a receber por conta de um precatório ou ação judicial. Para dar andamento ao processo de liberação do dinheiro, os golpistas exigem o pagamento de taxas antecipadas, depois de receber o valor os golpistas simplesmente desaparecem.
Para dar veracidade ao golpe, os criminosos têm utilizado a logo do escritório ou a foto do(a) advogado(a), obtidos em redes sociais ou até em simples pesquisas no Google. Isso torna a fraude ainda mais convincente e exige atenção redobrada.
A OAB de Gaspar orienta:
Não faça PIX ou qualquer pagamento sem antes confirmar diretamente com seu advogado.
Desconfie de mensagens com tom de urgência ou que prometem grandes valores.
Verifique diretamente com seu advogado pelo telefone ou e-mail oficial cadastrado no contrato de prestação de serviços.
O QUE FAZER SE RECEBER UMA MENSAGEM SUSPEITA?
- Caso suspeite de um golpe, não realize nenhum pagamento e entre em contato com seu advogado pelos meios habituais e confirme a veracidade da informação.
- Registre um Boletim de Ocorrência.
- Caso tenha realizado algum pagamento, informe seu banco imediatamente para bloquear a transação.
- Encaminhe os números e dados dos golpistas ao seu advogado (a) para que sejam tomadas as providências cabíveis.
No site da OAB/SC (www.oabsc.com/contragolpedaordem), há uma página exclusiva com todas as informações de como se prevenir contra esse tipo de golpe. A entidade diz estar atenta e atuando para coibir esse tipo de crime, protegendo a advocacia e a sociedade.
Tags
- Criminosos
- Golpe
- PIX
Deixe seu comentário