
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em Gaspar com meta de imunizar 20 mil pessoas

-
O Dia D da vacinação será em 10 de maio (Fotos: Divulgação/PMG)
Atendimento já está disponível nas Unidades de Saúde; vacinação protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
Teve início nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar cerca de 20 mil moradores de Gaspar pertencentes aos grupos prioritários. Estão incluídos idosos a partir de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação ocorre nas salas das Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na Unidade de Saúde do Centro, o atendimento se estende até as 19h30, sendo direcionado a toda a população após as 16h.
A vacina deste ano oferece proteção contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e o tipo B. Segundo o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz, o organismo leva de duas a três semanas para desenvolver imunidade após a aplicação, o que reforça a importância de se vacinar o quanto antes, principalmente com a aproximação do inverno. Ele ainda ressalta que a vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com qualquer outra.
Além do grupo prioritário inicial, a campanha contempla também puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares das Forças Armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, funcionários dos Correios, população privada de liberdade e indivíduos com doenças crônicas, como as de natureza respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, além de diabéticos, imunossuprimidos, transplantados e pessoas com trissomias.
Para reforçar a mobilização nacional, será promovido o Dia D da vacinação no próximo dia 10 de maio, com ações intensificadas em todo o país.
Deixe seu comentário