Estatística é do Observatório da Violência Contra Mulher em SC

Casos recentes de agressão contra mulheres em Gaspar e Blumenau reforçam o alerta sobre o crescimento deste tipo de crime e a necessidade de combate. Segundo o Observatório da Violência contra a Mulher em SC, a cada uma hora 8,3 mulheres sofreM algum tipo de violência no estado.

Na noite de sexta-feira (28), um homem de 30 anos foi preso em Gaspar após agredir violentamente sua companheira em via pública, no bairro Coloninha. Testemunhas acionaram a Polícia Militar ao presenciarem a cena, relatando que o agressor desferia golpes contra a vítima até que ela desmaiou.

Em seguida, ele a colocou num veículo e dirigiu até o Hospital de Gaspar. A víitma apresentava ferimentos graves. O homem foi preso na recepção do hospital e encaminhado à Central de Plantão Policial. Outro caso grave ocorreu na noite de segunda-feira (31), em Blumenau, quando uma mulher de 29 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio no bairro Testo Salto.

A vítima chegou em casa com ferimentos graves, sangrando e com dificuldades para respirar. Familiares relataram que, ao descer do veículo, ela pediu ajuda antes de ser socorrida e levada ao Hospital Santa Isabel, onde permanece internada sem condições de prestar depoimento. Segundo os relatos, ela havia saído para jantar com um “amigo”, que ainda não foi localizado.

A Polícia Civil e a Polícia Científica investigam o caso para identificar as circunstâncias e encontrar o responsável pelo crime. Esses episódios refletem uma realidade preocupante em Santa Catarina. Segundo dados do Observatório da Violência Contra a Mulher, entre 2020 e 2024, foram registrados 277 feminicídios no Estado, além de 80.905 casos de lesão corporal dolosa e 2.812 estupros. Em média, 199,64 crimes contra mulheres são registrados por dia, o que equivale a mais de oito por hora.

A idade média das vítimas é de 36 anos, reforçando que a violência atinge mulheres em diferentes fases da vida. Diante desse cenário, especialistas alertam para a importância da prevenção e fortalecimento de políticas de proteção às vítimas. Canais de denúncia como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 190 (Polícia Militar) são essenciais para que casos sejam registrados e as vítimas possam receber apoio.
O combate ao feminicídio exige ação conjunta da sociedade, das autoridades policiais e do poder público para garantir que nenhuma mulher tenha sua vida interrompida pela violência. 

"Entre 2020 e 2024, foram registrados 277 feminicídios no Estado, além de 80.905 casos de lesão corporal dolosa e 2.812 estupros. Em média, 199,64 crimes contra mulheres são registrados por dia em SC." Fonte: Observatório da Violência Contra Mulher em Santa Catarina

Tags

  • ataque
  • Crime
  • mulheres
  • Violência