logo RCN

Ultimas :

03/04/2025 15:34
ANIVERSÁRIO 50 ANOS

Biblioteca chega aos 50 anos

Por Kassiani Borges

 Publicado 03/04/2025 15:18  – Atualizado 03/04/2025 15:34

  • A biblioteca pública municipal tem um acervo de mais de 32 mil livros e periódicos (Fotos: Arquivo PMG)

Jubileu de Ouro da instituição gasparense foi marcado por homenagens e resgate da história

“Um país se faz com homens e livros”. A frase é de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores contemporâneos do país. Todavia, para se construir uma sociedade por meio da leitura é preciso democratizar o acesso aos livros. E o lugar para isso é a biblioteca. Até 18 de março de 1975 Gaspar não possuia este espaço. O presente foi dado no aniversário do município pelo então prefeito Osvaldo Schneider, o Paca (1944-1922). Porém, não se pode tirar o mérito de outro prefeito, Júlio Schramm (1905-1986), que em 1953, por decreto-lei, criou a biblioteca de Gaspar, que funcionou numa sala do Colégio Frei Godofredo, no bairro Sete, até 1975.

Em 2025, a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin celebra o Jubileu de Ouro (50 anos). O nome é uma homenagem a Henrique Paulo Hostin (1890-1973), ou simplesmente Dom Daniel, o primeiro bispo nascido em Gaspar. Seu irmão, na época diretor da Escola Frei Godofredo, Bel Francisco Hostin, foi quem sugeriu a homenagem e descerrou a placa inaugural ao lado do prefeito Paca.

Por iniciativa de um gaúcho, radicado em Gaspar, o jornalista e professor Silvio Rangel de Figueiredo, a biblioteca ampliou o seu acervo a partir de 1975. Rangel liderou uma campanha de doação de livros que, ao final, reuniu 1.772 volumes. Hoje, 50 anos depois do ato de Osvaldo Schneider e da iniciativa cidadã de Rangel, pode-se dizer que a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin contribuiu para que milhares de jovens adquirissem o hábito da leitura. Instalada há 20 anos em um prédio nos fundos do número 453 da Rua Coronel Aristiliano Ramos, em média, mil pessoas acessam a cada mês, entre consultas e empréstimos, o acervo de 32.997 publicações entre livros, revistas, jornais, gibis, folhetos e mapas. A biblioteca de Gaspar possui mais de 10 mil sócios dos oito aos mais de 90 anos de idade. Para se associar, a pessoa precisa comprovar residência no município e contribuir com R$ 10,00 por ano .

Atualmente, a biblioteca é coordenada pela pedagoga, com pós-gradução em Biblioteca Escolar, Geana da Costa. Ela assumiu a função no começo do ano, substituindo Lúcia Kistner que por muito tempo esteve à frente da instituição.

Segundo Geana, o projeto “50 Anos da Biblioteca Dom Daniel Hostin” será desenvolvido durante o ano de 2025. Entre as novidades estão a implantação de aulas gratuitas de xadrez, o Clube da Leitura e a reativação do grupo de escritores gasparenses. Hoje, de acordo, com a diretora, 25 escritores integram o grupo, mas pelo levantamento feito Gaspar possui 34 cadastrados. “O objetivo é trazermos mais pessoas para conhecerem e participarem da nossa biblioteca”, afirma Geana.

A biblioteca pública municipal também recebe a visita periódica de grupos de estudantes. Este é sempre um momento alegre e descontraído. As crianças, principalemente, chegam curiosas e com vontade de explorar tudo o que a biblioteca pode lhes oferecer. Para melhor promover essa interação, existe um cantinho especial, onde elas são confortavelmente acomodadas para ouvirem histórias ou lerem. É um trabalho que ajuda a despertar na criança o hábito da leitura desde o início do período escolar. “Nossas ações tentam contemplar a faixa etária de 0 a 100 anos”, explica a diretora.

Todo o acervo da biblioteca está informatizado e atualizado a partir da compra, doações ou troca de livros com a comunidade. A biblioteca funciona de seunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.

  • Evento, na noite do dia 27, celebrou os 50 anos da biblioteca (Arquivo PMG)

Tags

  • 50 anos
  • Aniversário
  • Biblioteca
  • Homenagem

Deixe seu comentário

Mais lidas