A partir desta quinta-feira (3) deverá ocorreu uma mudança brusca nas temperaturas

O outono começou a dar as caras em Santa Catarina com a primeira queda significativa nas temperaturas. A mudança ocorre devido à passagem de uma frente fria entre a madrugada desta quarta-feira (2) e quinta-feira (3), permitindo a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar. Apesar do declínio térmico, o resfriamento será moderado, proporcionando uma sensação de frescor ao invés de frio intenso.

As madrugadas prometem ser geladas em algumas regiões. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, os termômetros podem registrar mínimas próximas a 5°C, enquanto nas áreas mais elevadas da Serra e do Meio-Oeste os valores podem se aproximar de 0°C. Com isso, há previsão de geada ao amanhecer de sábado (5). Já no Litoral, a queda de temperatura será menos acentuada, com mínimas entre 11°C e 15°C. No entanto, a sensação de frio será intensificada pelo vento sul, que pode atingir rajadas de até 80 km/h.

Durante o sábado, a nebulosidade deve manter as temperaturas amenas, com máximas variando entre 22°C e 25°C no Oeste e Litoral, e de 18°C a 22°C nas demais regiões. O clima mais frio deve persistir no domingo (6) e na segunda-feira (7), ainda que a influência da massa de ar polar vá diminuindo gradativamente.

Diante da mudança no tempo, a Defesa Civil recomenda que a população se prepare, especialmente os agricultores, que devem ficar atentos à possibilidade de geada. Com isso, Santa Catarina inicia sua transição para um outono de temperaturas mais amenas, marcando o fim do calor intenso e trazendo dias de clima mais agradável.

Tags

  • clima
  • frente fria
  • outono
  • Santa Catarina
  • Temperatura