
Escolas de Gaspar reforçam a inclusão no Dia Mundial do Autismo

-
Pinturas, jogos paradesportos, dança e contação de histórias marcaram a data (Fotos: PMG)
Na Escola Ferandino Dagnoni, o Dia Mundial do Autismo foi de atividades ao ar livre
Para marcar o Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta quarta-feira (2), a Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni organizou um dia especial para alunos e suas famílias. A programação incluiu um piquenique com responsáveis pelos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma série de atividades interativas para todas as turmas, do 1º ao 9º ano.
Os alunos participaram de pintura, jogos paradesportivos, aulão de dança e contação de histórias com a temática da inclusão. O evento foi encerrado com uma palestra ministrada pela psicopedagoga Paula Pasquali, que trouxe dinâmicas para que os estudantes pudessem compreender melhor os desafios enfrentados por crianças com TEA. “Nosso objetivo é conscientizar sobre a realidade dos alunos neurodivergentes, incentivando a inclusão e combatendo o bullying”, destacou a diretora da unidade, Aline Camargo.
Além da EEB Ferandino Dagnoni, outras escolas de Gaspar também realizaram ações em alusão à data. Na EEB Zenaide Schmitt Costa, os alunos trocaram os uniformes por fantasias e participaram de um desfile de modas. Já na EEB Olímpio Moretto, os estudantes vieram vestidos de azul e assistiram a curta-metragens sobre o autismo. Na escola Norma Mônica Sabel, as atividades serão realizadas nos dias 4 e 7 de abril, com palestras e dinâmicas voltadas à conscientização
A Secretaria de Educação também mobilizou os servidores a vestirem azul em referência à data e reforçou a importância do Atendimento Especializado na rede municipal. Atualmente, 576 estudantes com diagnóstico de TEA são assistidos por 50 professores e 200 auxiliares, com salas especializadas em todas as unidades de ensino, exceto no CDI Natalia Andrade dos Santos, onde não há demanda pelo serviço.
Tags
- Abril azul
- Alunos
- Autismo
- Dia Mundial do Autismo
- Escola
Deixe seu comentário