
Gaspar recebe documentários sobre a memória da população negra

-
Documentários foram realizadas pelo Movimento Afro Raízes do Vale e estarão disponíveis para a população (Fotos: Divulgação/PMG)
Três produções audiovisuais resgatam a história e contribuições da comunidade afrodescendente no município
O Arquivo Histórico Documental Leopoldo Schmalz recebeu, nesta quinta-feira (27), três documentários do Movimento Afro Raízes do Vale (MARV) sobre a trajetória da população negra em Gaspar. As produções, que estarão disponíveis para pesquisa e consulta pública, visam preservar a história e valorizar a identidade afrodescendente no município.
Entre os materiais entregues, destaca-se “O Negro na História de Gaspar: Estamos aqui! Quem somos? De onde viemos?”, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e desenvolvido em parceria com as historiadoras Marilda Spengler e Débora Fernandes, que resgata 50 anos de história por meio de entrevistas e acervos fotográficos. Já o documentário “Pretas Memórias” foca nos relatos de idosos da comunidade negra, enquanto “Pérolas Negras” destaca mulheres pretas que marcaram época nas décadas de 1940 e 1950.
Marciano João Custódio, presidente do MARV, celebrou a iniciativa como um marco histórico para Gaspar, ressaltando a importância do reconhecimento das contribuições da população negra para o município. O Prefeito Paulo Koerich reforçou o compromisso com o respeito e a valorização da diversidade, destacando que registrar a história contada e vivida pelos negros é um ato de reconhecimento e justiça.
Deixe seu comentário