Número de ocorrências cresce 54% em relação ao inverno; saiba como prevenir acidentes

Com o aumento das temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para a elevação no número de ocorrências envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. De janeiro até 19 de fevereiro deste ano, foram registradas 203 ocorrências de busca e captura, um aumento de 54,54% em relação ao inverno de 2024. O número de atendimentos médicos devido a ataques desses animais também subiu, passando de 11 para 17 casos no período.

Entre os casos recentes, destaca-se a picada de uma jararaca em um turista argentino durante uma trilha na Barra da Lagoa, em Florianópolis, que precisou ser resgatado pelo helicóptero Águia. Já em Gaspar, os bombeiros capturaram três cobras corais-verdadeiras dentro de uma residência.

Especialistas explicam que o aumento da presença desses animais está ligado à proliferação de presas, como ratos e baratas, que os atraem para áreas urbanas e rurais. Para evitar acidentes, o CBMSC recomenda uso de botas de cano alto em áreas de vegetação densa, manutenção de quintais limpos e cuidado ao mexer em entulhos e folhas secas.

Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão, evitar movimentação excessiva, não aplicar substâncias e buscar ajuda médica imediatamente. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Tags

  • Animais Peçonhentos
  • BOMBEIROS
  • Corpo de Bombeiros
  • Gaspar
  • Santa Catarina
  • verão