Acidente ocorreu no interior de São Paulo na noite desta quinta-feira, dia 20

Pelo menos 12 estudantes universitários da Universidade de Franca (Unifran) morreram na noite desta quinta-feira, dia 20, depois que o ônibus em que viajavam se envolveu em um acidente com um caminhão na Rodovia Waldir Canevaria, entre as cidades de Nuporanga e São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo. A universidade decretou luto de três dias a partir desta sexta-feira (21/2).

“É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia de que nossos alunos tiveram seus sonhos interrompidos em um trágico acidente nesta madrugada. Em memória e respeito aos alunos, seus familiares, amigos e professores, a quem prestamos nossas condolências e profundo pesar, decretamos luto oficial de três dias (21, 22 e 23 de fevereiro) – portaria 28/2025 –, com suspensão das aulas no campus da UNIFRAN na data de hoje (21 de fevereiro)”, disse a universidade em nota.

A nota informa ainda que universidade segue priorizando a acolhida de seus alunos e docentes, assim como dos familiares, conforme chegam as informações e confirmações. “A Universidade coloca à disposição suporte e atendimento psicológico para sua comunidade acadêmica e todos aqueles diretamente afetados que necessitarem de apoio nesse momento difícil.”

O local do acidente fica a 17 quilômetros de Nuporanga. O destino do ônibus. que havia saído da cidade de Franca, onde fica a Unifran, era São Joaquim da Barra, onde moravam os estudantes, num percurso de cerca de 60km. Alguns universitários mortos eram calouros da Unifran e haviam começado a estudar há três dias.

Outras 19 pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, foram socorridas com vida. Os feridos foram levados para a Santa Casa de São Joaquim da Barra, alguns receberam alta na manhã desta sexta-feira. As vítimas levadas ao Hospital São Geraldo, em Nuporanga, também foram liberadas. Segundo informações, quatro delas seguem internadas, incluindo os dois motoristas. Uma estudante sofreu traumatismo craniano encefálico e foi transferida para o hospital de Franca-SP, juntamente com o motorista do caminhão.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Técnico-Científica foi acionada e trabalha para fazer a identificação das vítimas no menor tempo possível. As causas do acidente ainda serão melhor investigada, porém, num primeiro depoimento o motorista do caminhão afirmou que perdeu o controle do veículo, saiu da pista e quando quis retornar acabou puxando mais a direção para o lado e acabou invadindo a pista contrária.