logo RCN

Ultimas :

19/02/2025 14:46
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação estuda expansão do projeto Escola Lixo Zero

Por Daniel Nogueira

 Publicado 19/02/2025 14:35  – Atualizado 19/02/2025 14:46

  • Escola Ervino Venturi é modelo em Lixo Zero (Fotos: PMG)

Iniciativa rendeu à EEB Ervino Venturi a segunda certificação emitida em Santa Catarina

“Lixo no lixo, Ervino no capricho”. Com esse lema, a Escola de Educação Básica Ervino Venturi conquistou em 2024 a certificação de Escola Lixo Zero. A unidade foi a segunda em todo o estado de Santa Catarina a alcançar o índice de destinação correta de mais de 90% dos resíduos, e a 12ª em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Lixo Zero.

O projeto se tornou um case de sucesso para a rede municipal de ensino de Gaspar e, agora, a Secretaria de Educação estuda a implementação em outras unidades. “Parabenizamos a equipe, os alunos e toda a comunidade escolar por esse projeto e pelos resultados alcançados, é um exemplo a ser seguido”, afirmou o Prefeito Paulo Koerich em visita à unidade. “É uma iniciativa que queremos expandir para outras unidades escolares, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos”, acrescentou a Secretária de Educação, Andreia Zimmermann Nagel.

“O projeto começou em 2023, com a adoção das lixeiras específicas para a coleta seletiva. A partir daí, iniciamos um trabalho de conscientização dos nossos alunos, que abrangeu também as famílias”, contou a diretora Ida Luciani Scottini. Desde então, a escola adotou práticas de redução e reaproveitamento de resíduos, como a utilização de material reciclável para confecção de jogos, brinquedos e decorações para escola.

Para isso, todas as salas possuem formas eficazes de separação dos resíduos. A cozinha também separa o resíduo orgânico, que vai para a compostagem. Para evitar a utilização de copos plásticos, as crianças e equipe escolar foram orientados a trazer garrafas para beber água. As famílias foram incentivadas a recolher o óleo de cozinha e trazer para escola fabricar sabão, bem como guardar frascos de vidro que são encaminhados para reutilização.

No pátio da escola, os bueiros receberam uma pintura artística, como forma de conscientizar as crianças sobre a interligação entre as águas do continente e o mar. As calhas ganharam reservatórios para água de chuva, que é reutilizada para regar os canteiros com regadores feitos pelos próprios estudantes, também com material reciclável.

Localizada no bairro Santa Terezinha, a EEB Ervino Venturi atende a aproximadamente 250 estudantes de 1º a 5º ano, na comunidade Bom Jesus. Além do projeto de sustentabilidade, a escola possui a 2ª melhor nota do IDEB em Gaspar e está entre as 35 maiores notas obtidas em Santa Catarina.

  • Cartaz do projeto "Escola lixo zero" (PMG)

  • Escola Ervino Venturi é modelo em Lixo Zero (PMG)

  • Escola Ervino Venturi é modelo em Lixo Zero (PMG)

Tags

  • Educação
  • Escola
  • Lixo no lixo
  • prefeitura de gaspar
  • projeto

Deixe seu comentário

Mais lidas