Oito animais peçonhentos apareceram no interior da residência entre o domingo e a segunda-feira (17)

Imagine você ter a companhia de oito filhotes de cobra coral-verdadeira dentro de casa. Pois foi isso que aconteceu em uma residência do bairro Gasparinho, em Gaspar, onde vive um casal e três filhos menores de idade. O susto foi grande.

Os primeiros dois filhotes oe réptil apareceram na tarde de domingo, dia 16, no meio da sala. Para surpresa e mais sustos haviam outros dois filhotes saindo debaixo do sofá. Apavorado e temendo pela segurança da família, o pai reagiu.

Mas, essa história de pavor não termina aí. A família chamou uma empresa de serviços gerais para limpar a casa na segunda-feira, dia 17, e mais quatro filhotes de cobra coral-verdadeira foram encontrados. O Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar foi chamado e capturou as cobras, que foram devolvidas ao seu habitat natural. A reportagem apurou que a empresa vai continuar a limpeza na área da residência, pois é possível que a mãe dos filhotes esteja por perto.

Cobra coral-verdadeira ou falsa?
A cobra coral-verdadeira é uma das mais venenosas do mundo e também uma das mais comuns no Brasil e em outros países da América do Sul. O seu veneno começa a fazer efeito em pouco minutos e pode matar uma pessoa se não for feito o atendimento médico para a aplicação do soro antielapídico (o mais indicado para o veneno desta espécie de serpente), como explica o instituto de pesquisa brasileiro.
A cobra coral-verdadeira mede aproximadamente entre 40 centímetros a 1,6 metros. Todas têm cabeça oval, olhos pretos pequenos, escamas lisas e uma cauda curta, por isso é difícil diferenciar a cobra coral-verdadeira da coral-falsa.
Uma das principais características desse réptil é a sua coloração – que atrai pela beleza. A espécie de cobra coral mais comum na América do Sul tem um padrão de cores bem típico, com listras que intercalam preto, vermelho e branco, sendo que algumas espécies encontradas na região amazônica também apresentam listras amareladas, segundo o Instituto Butantan.
Além de estar presente em muitos lugares, a cobra coral chama a atenção por sua coloração tão particular. Em geral, as cobras corais verdadeiras (Micrurus) costumam apresentar listras em três tons, com variações dependendo do local onde vivem. Acontece que não é somente o gênero Micrurus da família Elapidae (a cobra coral-verdadeira) que apresenta esse padrão colorido em seu corpo.

Outras cobras de diferentes famílias são bem parecidas com a coral e, por isso, são chamadas de “falsa cobra coral” ou “cobra coral-falsa”, como esclarece o Instituto Butantan (instituição brasileira de pesquisa científica e produção de imunobiológicos que pertence ao governo do Estado de São Paulo)