Em seu 40º aniversário, entidade renova liderança para impulsionar os pequenos negócios em SC

A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) dará posse à sua nova diretoria nesta sexta-feira (14), às 19h, na sede da Ampe Blumenau, marcando um momento importante para o setor no ano em que a entidade completa 40 anos de atuação. A atual presidente, Rosi Dedekind, passará o comando para Pedro Gilmar Fank, que ocupou a vice-presidência nos últimos dois anos e já esteve à frente da Ampe Blumenau entre 2020 e 2022. O evento conta com o apoio do Sebrae e da Celesc.

Eleita no dia 7 de dezembro de 2024, a gestão 2025-2026 terá ainda Douglas José Junkes (1º vice-presidente), Neimar Zapalai (2º vice-presidente), Patricia Furlan Hille (diretora administrativa), Paulo Renato Oliveira Santos (diretor financeiro) e Carlos Alberto Grão Velloso (diretor de comunicação).

Em sua despedida do cargo, Rosi Dedekind destacou os avanços conquistados pela Fampesc nos últimos anos, especialmente na viabilização de crédito para pequenos empresários. “Nosso trabalho foi fundamental para ajudar os empreendedores a superarem desafios como a pandemia. Apoiamos a criação do Pronampe Nacional, em parceria com o então senador Jorginho Mello, e, mais recentemente, o governador lançou o Pronampe 2025, com um aporte superior a R$ 500 milhões para impulsionar os negócios”, ressaltou.

O novo presidente, Pedro Gilmar Fank, afirmou que a gestão será pautada na continuidade e ampliação das iniciativas da entidade. “Vamos fortalecer os núcleos setoriais, ampliar a capacitação empresarial e fomentar missões empresariais para garantir mais acesso ao mercado. O movimento do associativismo começou em 1984, em Blumenau, e hoje se expandiu por todo o Brasil, tornando-se um pilar para as micro e pequenas empresas”, destacou.

Atualmente, os pequenos negócios representam 93% das empresas formalizadas em Santa Catarina, gerando 49% dos empregos formais e respondendo por 42% do PIB estadual, segundo dados do Sebrae.

A Fampesc mantém atuação integrada com as Ampes municipais e a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), garantindo que as demandas do setor sejam levadas aos governos estadual e federal.

Sobre o novo presidente

Pedro Gilmar Fank é bacharel em Ciências Econômicas e Contábeis, contador e sócio-administrador da MJ Fank Assessoria Contábil Ltda.. Com forte atuação no setor empresarial, já presidiu a Ampe Blumenau, foi vice-presidente da Conampe (Região Sul) e integra o Comitê Gestor do Simples Nacional.

Tags

  • Ampe Blumenau
  • Fampesc
  • Micro e Pequenas Empresa
  • Presidente