Idealizado pelo Governo Federal, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas vai de 11 a 13 de fevereiro, no Centro de Eventos Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento tem como objetivo promover a continuidade das políticas públicas municipais durante o processo de transição de gestão, além de fortalecer as parcerias estabelecidas entre os municípios e o poder público federal.

O Sebrae/SC participa do encontro e vê nele uma oportunidade estratégica para apresentar aos gestores catarinenses o novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora 2025-2026.

Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, a adoção de estratégias inovadoras e personalizadas é necessária para fortalecer a competitividade local. “Neste novo ciclo, um dos grandes diferenciais é a política de investimento focada em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), incentivando sua adesão para impulsionar um ambiente mais favorável aos empreendedores locais”, destaca.

A edição 2025-2026 do Cidade Empreendedora terá foco na inclusão socioprodutiva, no desenvolvimento socioeconômico, na capacitação de grupos em situação de vulnerabilidade e no estímulo à cultura empreendedora em crianças e adolescentes, por meio da Educação Empreendedora. Além disso, o programa fortalece setores estratégicos como agro, turismo e cultura, conforme o potencial de cada região.

No estande do Sebrae Nacional, o gestor estadual do Programa, Edgar Macedo Júnior, representou Santa Catarina e apresentou o eixo de Resiliência Climática e Sustentabilidade do Programa, além de ministrar uma palestra sobre o tema. “A resiliência climática é um desafio cada vez mais presente nos territórios e, ao longo dos anos, vimos o impacto direto de eventos extremos nas economias locais. Nosso objetivo é apoiar os gestores municipais na construção de um plano eficiente para mitigar esses riscos e garantir um ambiente mais seguro para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, explica o diretor Fabio Zanuzzi, que acompanhará a palestra.

O prefeito de Mafra, Emerson Maas, também está presente no estande e compartilha sua experiência com a implementação do plano no município.

Dos 5.568 prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato de 2025-2028, mais da metade confirmou presença no encontro em Brasília. De Santa Catarina, mais de 30% dos eleitos participam do evento.