Onda de calor atinge Sul do Brasil e alerta segue até quarta-feira
-
Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país (Fotos: Agência Brasil)
Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média em partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
O mês de fevereiro começou com uma intensa onda de calor que impacta regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, que pode elevar as temperaturas em até 5°C acima da média climatológica, segue até a próxima quarta-feira (5).
O Inmet emitiu avisos laranja e amarelo para diferentes áreas. O alerta laranja, de perigo, engloba grande parte do território gaúcho, incluindo o sudoeste, noroeste e a região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo, de perigo potencial, abrange o oeste catarinense, além do noroeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem variar entre 35°C e 40°C, podendo atingir a marca dos 40°C na Grande Porto Alegre.
Fora da região Sul, a previsão do Inmet aponta chuvas dentro ou acima da média em grande parte do Norte e Nordeste, com exceção do sul do Pará, Amazonas e Bahia, onde os volumes podem ficar abaixo do esperado. No Sudeste e Centro-Oeste, há tendência de chuvas abaixo da média, mas áreas do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro podem ter acumulados superiores a 160 mm.
O calor também será intenso em todo o Brasil, com temperaturas acima da média e valores acima de 26°C especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Via Agência Brasil, editado por Redação.
Tags
- Chuva
- Inmet
- meteorologia
- onda de calor
Deixe seu comentário