Plano Municipal de Turismo será elaborado em 15 meses para consolidar o setor como pilar estratégico da cidade

A Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) vão tentar avançar na questão do turismo em Gaspar. Para isso, vão ter ao lado o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A entidade possui o Programa SENAC Turismo e foi contratada para elaborar um Plano de Ação Estratégico com objetivo de criar o Plano Municipal de Turismo e, a partir dele, consolidar de vez o setor como um pilar estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural de Gaspar.

A apresentação do Plano de Ação Estratégico ocorreu na terça-feira (19), em evento no Raul’s Hotel. A ideia é elaborar um Plano Municipal de Turismo alinhado com a realidade de Gaspar. Para isso, Prefeitura, COMTUR e trade turístico vão precisar caminhar juntos, num trabalho que requer a segmentação turística e políticas públicas consistentes voltadas para o fortalecimento do setor em curto, médio e longo prazos.

O Plano de Ação tem prazo de implementação de 15 meses, dividido em três etapas: Estruturação do Trabalho; Desenvolvimento do Plano de Ação e Monitoramento e Acompanhamento. Fabiana Roeder, consultora do SENAC, explica, que o Plano de Ação foi montado em cima de 38 ações estratégicas indicadas pelo trade turístico local. Ela acrescenta que o Plano Municipal de Turismo foi projetado para estar consolidado em dez anos, com revisões a cada dois anos. Essas revisões, segundo a consultora, são necessárias porque o mercado muda e dita as regras. “O que hoje pode ser um bom equipamento, amanhã pode não ser mais”, esclarece. Alex Mariano, diretor do SENAC Vale Europeu, acredita que Gaspar é a bola da vez na região. “Gaspar tem um potencial imenso de crescimento e já observamos que muitas empresas estão se instalando de olho nesse potencial”.

O prefeito Kleber Wan-Dall lembrou que em seu primeiro ano de mandato recriou a Diretoria de Turismo, por entender que esse setor da economia gera renda, emprego e oportunidades para a nossa gente. “O objetivo, com o Plano Municipal de Turismo é fortalecer o setor”, afirma. O prefeito entende que o Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta extremamente importante, pois estabelece horizontes, metas, objetivos e prazos.

Jaqueline Zabel Mansoto, presidente do COMTUR, avaliou que o trabalho está muito bem alinhado. Ela antecipou que em dezembro acontece o lançamento da marca do turismo em Gaspar. A ideia, observa Jaqueline, é conscientizar a população que o turismo traz dinheiro para a cidade. “Um benefício para todos, não apenas para os donos de equipamentos turísticos”, assinala. Ela chama atenção que somente o Rota das Águas receba 400 mil visitantes por temporada de verão. “Existem outros equipamentos que podem ser explorados, Gaspar tem muito potencial. A nossa expectativa é que o turismo cresça bastante com o Plano Municipal”. Ela também disse que o momento é dos empreendedores do setor turístico não se enxergarem mais como concorrentes. “Se o turismo cresce na cidade, todos vão ganhar”, enfatiza.

Presente ao evento, o vice-prefeito eleito, Rodrigo Althoff garantiu que a futura administração irá dar uma atenção especial ao turismo e acenou com a possibilidade de criar, numa futura reforma administrativa, a Secretaria Municipal de Turismo.

Tags

  • COMTUR
  • Gaspar
  • SENAC
  • turismo