Três chapas disputam a presidência da OAB/SC
-
Chapa 1: Vivian Gan; Chapa 2: Rodrigo Curi e Chapa 3: Juliano Mandeli (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Eleição acontece na próxima sexta-feira, dia 22
Na próxima sexta-feira, dia 22, acontece uma das eleições de classe mais concorridas em Santa Catarina: a de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santa Catarina. Neste ano, três chapas estão inscritas. As disputas judiciais pautaram parte da campanha eleitoral com denúncias e tentativas de impugnação de chapas. Porém, a eleição deve mesmo ser realizada com três opções para a presidência.
Uma delas é a Chapa 3, da situação, "União, Trabalho e Transformação", que tem como candidato o advogado Juliano Mandeli. (confira aqui a chapa completa). A chapa é apoiada pela atual diretoria da OAB, que tem à frente a advogada Cláudia Prudêncio.
A chapa 1 de oposição, Mudar OAB, tem como candidata a advogada Vivian de Gann dos Santos (confira aqui a chapa completa) e a Chapa 2, Basta, traz o advogado Rodrigo Brandeburgo Curi (confira aqui a chapa completa). A eleição preenche cargos de diretoria, conselheiros federais e diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados. Além disso, 53 subseções ou conselhos subseccionais também vão estar elegendo seus representantes. A eleição da subseção da OAB de Gaspar será, mais uma vez, em chapa única e de consenso, encabeçada pela advogada Danieli Regina Rhor (confira aqui a chapa completa).
A votação da próxima sexta-feira é eletrônica das 9 às 17 horas, com três formas de voto, duas delas à distância: com certificação digital ou com login e senha. Uma terceira opção de voto é o advogado ir até a sede da sua subseção e votar por meio eletrônico. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB/SC, com exceção daqueles que não estão em dia com a mensalidade. Já para os advogados acima de 70 anos, o voto é facultativo.
A seguir, o histórico e proposta de cada candidato.
CHAPA 1 - Vivian Gan dos Santos ("MUDA OAB")
A advogada Vivian De Gann dos Santos é especialista em relações de trabalho e sócia fundadora do escritório De Gann Advocacia. Ela é também professora regular do Curso de Direito da UNIVALI e professora substituta do Curso de Direito da UFSC. Vivian atua ainda como palestrante e professora convidada de cursos de Pós-Graduação Lato Senso e de Extensão, além de ministrante de módulos de pós-graduação em gestão empresarial no Senac de Santa Catarina.
Segundo ela, a OAB deve defender o interesse da advocacia e não se submeter a interesses políticos. "Quando permitimos interferência partidária, o resultado é uma Ordem enfraquecida e distanciada das reais necessidades dos advogados e advogadas", afirma a candidata, que disputa pela primeira vez a presidência da OAB/SC.
Vivian propõe mudanças na OAB/SC, para que a entidade possa se fortalecer e lutar de fato pela classe dos advogados.
CHAPA 2 Rodrigo Brandeburgo Curi ("Basta")
Rodrigo Brandenurgo Curi é advogado graduado no curso superior de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI (Campus Itajaí), em 1992. Formado pela Escola Superior da Magistratura (Florianópolis), em 1994, e pós-Graduação em Direito Empresarial administrado pela Fundação ESAG em parceria com a UNISUL. Ele também tem pós-Graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, pós-graduação (MBA) em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas/FGV; pós-graduação em Direito Civil pela Instituição Luiz Flávio Gomes/LFG; e pós-graduando em Direito Constitucional pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI.
Já atuou na Coordenadoria Jurídica do extinto Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), de outubro/1998 a março/2006, assim como na assessoria jurídica do Banco do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina/BADESC, na área de análise de Projetos de Concessão de Crédito, para o biênio 2000/2001. Rodrigoé também ex-membro e vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Defesa da Advocacia da OAB/SC, nos triênios 2001/2003, 2004/2006 e 2007/2009. Atuou também na Comissão para Estudos do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil e da 1ª. Câmara Julgadora da OAB/SC - triênio 2013/2015, e da Comissão Permanente do Novo Código de Processo Civil para o triênio 2016/2018. Atualmente é sócio do Curi, Araújo e Machado Advogados e Consultores.
Em seu plano de gestão, ele promete criar o Observatório do Judiciário Catarinense e realizar um REFIS, programa de recuperação de dívidas, para reinserir no sistema da OAB/SC advogados que estão atualmente inadimplentes. Crítico contumaz das últimas gestões da OAB/SC, Rodrigo promete auditorias no Plano Caixa de Assistência dos Advogados. "Quero saber porque temos um custo tão alto comparado com de outras entidades", explica. Outra auditoria, segundo o candidato, será nos eventos e viagens realizados pela atual e diretorias anteriores da entidade. E tudo isso, ele promete executar nos primeiros 30 dias de gestão, caso eleito.
CHAPA 3 - JULIANO MANDELI ("UNIÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO")
Candidato da situação, Juliano Mandelli é advogado há mais de 20 anos com escritório em Balneário Camboriú e atuação na região do Vale. Mandelli já atuou como presidente da subseção de Balneário Camboriú e tesoureiro da OAB/SC. Atualmente, preside a Caixa de Assistência dos Advogados.
Entre as principais propostas da chapa 3 está a redução no valor da anuidade para todos advogados e advogadas, em virtude da quitação, pela atual gestão, da dívida histórica da entidade. O aumento da tabela de honorários da Advocacia Dativa e um maior apoio à Jovem Advocacia também estão entre as prioridades da chapa.
“Da capital a Dionísio Cerqueira, de Garuva a Passo de Torres, nossa obsessão é entregar soluções aos desafios enfrentados pela advocacia catarinense”, afirma Mandelli que pode se tornar o primeiro presidente eleito da história que não é radicado na capital.
Deixe seu comentário