logo RCN

Ultimas :

07/11/2024 15:36
HOMENAGEM

Bela Vista Country Club homenageia Raul Cardozo, lenda do atletismo e sócio mais antigo do clube

Por Daniel Nogueira

 Publicado 07/11/2024 15:36  – Atualizado 07/11/2024 15:36

  • Douglas, Coronel Rossi, Vilson, Raul, Cesar e Valério (Fotos: José Roberto Deschamps/Jornal Metas)

Com 60 anos de trajetória nas pistas, Raul Cardozo é celebrado por sua dedicação ao esporte e ao clube gasparense

A diretoria do Bela Vista Country Club prestou uma homenagem a Raul Cardozo, um dos mais conhecidos e longevos corredores de rua de Blumenau e do Brasil, assim como também é o sócio mais antigo do clube gasparense. O evento aconteceu na noite do dia 30 de outubro, na sede do Bela Vista, em Gaspar, e contou com a presença da diretoria e convidados.

Raul, aos 76 anos, completa, em 2024, 60 anos da sua primeira prova de rua. De lá pra cá, ele deu quase duas voltas ao mundo correndo nas mais conhecidas maratonas internacionais, como a de Nova Iorque, nos Estados Unidos, levando sempre no peito o nome do Bela Vista Country Club. Raul também correu na França, Inglaterra, Argentina, Canadá, Rússia e Chile. No Brasil, participou das principais provas de rua das capitas e cidades do interior.

Mas é no Vale do Itajaí que ele ostenta uma das mais importantes façanhas da sua longa e brilhante carreira de corredor. É o único atleta a ter participado de todas as 40 edições da Meia Maratona do Bela Vista Country Club, uma das mais antigas provas de rua do país e que ele ajudou a criar e organizar por 23 anos.

Na oportunidade, a diretoria do clube, representada pelo presidente, Nilton Cesar Serafim; o vice, Vilson Roberto Zwang, e os diretores de Jogging Sérgio Zimmermann e Fabricio de Souza Gaya também destacou os 45 anos que Raul é sócio do Bela Vista. Neste período, ele exerceu diversas funções na diretoria, contribuindo para o crescimento do clube.

Raul fez muito mais pelo esporte fora das pistas. Ele é um dos criadores da Maratona Internacional de Blumenau e, há 26 anos, participa da organização ao lado do Coronel Mário Sidnei Rossi, Valério Alves e Douglas Noveletto, que compareceram ao evento para também levar o abraço e homenagear o grande desportista blumenauense, que admite que um pedaço do seu coração também está em Gaspar, no clube onde é sócio há mais de quatro décadas.

Raul levou para o evento, retratados em quadros, diversos objetos que marcaram a sua trajetória de seis décadas como atleta. Entre esses objetos valiosos, está uma réplica da tocha olímpica das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil, onde Raul foi convocado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para ser um dos atletas a conduzir a tocha em Blumenau.

“Foi uma noite muito bonita e inesquecível, estou muito agradecido pela homenagem que recebi da diretoria do Bela Vista Country Club”, resumiu Raul.

Para ele, essa história de correr ainda não terminou, embora, há algum tempo, tenha abandonado as provas de longa distância em função da idade. O menino, que aos 10 anos correu e venceu pela primeira vez uma prova de 100 metros, quer continuar a correr até os 100 anos. “Depois vou só caminhar”, diverte-se.

Confira mais fotos:

  • Raul com Vilson e Cesar, diretoria do Bela Vista (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)

  • Raul e diretores do BV: Sérgio, Fabrício e Márcio (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)

  • Raul com Beto Deschamps (Jornal Metas) (Divulgação)

  • Raul e Artur do Futuro (Conselho do Bela Vista) (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)

Tags

  • bela vista
  • Bela Vista Country Club
  • corrida
  • esporte
  • Gaspar
  • Homenagem
  • Raul Cardozo

Deixe seu comentário

Mais lidas