logo RCN

Ultimas :

22/10/2024 16:39
TRAGÉDIA

Tragédia na BR-376: conheça as vidas por trás do acidente com a equipe de remo de Pelotas

Por Daniel Nogueira

 Publicado 22/10/2024 16:39

  • Acidente matou 9 pessoas na madrugada desta segunda-feira (21) (Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Van transportava atletas de remo de Pelotas que voltavam do Campeonato Brasileiro, onde conquistaram medalhas; tragédia vitimou sete jovens, o técnico e o motorista

Foram identificadas nesta segunda-feira (21) as nove vítimas do acidente trágico que ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, Paraná. A van envolvida no acidente transportava atletas de uma equipe de remo de Pelotas, que retornava do Campeonato Brasileiro da modalidade. O grupo, parte do projeto social "Remar para o Futuro", havia conquistado sete medalhas na competição, mas a alegria foi brutalmente interrompida quando o veículo colidiu com uma carreta.

Entre os mortos, estão sete jovens promissores do esporte, com idades entre 15 e 20 anos, além do técnico coordenador do projeto e o motorista da van. A tragédia abalou a comunidade esportiva e as famílias dos jovens, que eram vistos como futuras estrelas do remo brasileiro.

Conheça as vítimas

Helen Belony, 20 anos
  • Helen Belony, 20 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Helen Belony, 20 anos, tida como uma das maiores promessas do remo nacional, que sonhava com a Olimpíada de 2028. No Campeonato Brasileiro Unificado, no sábado (19), havia conquistado uma medalha de ouro e duas de bronze. Além do sucesso esportivo, ingressara na universidade para cursar Fisioterapia.

Angel Souto Vidal, 16 anos
  • Angel Souto Vidal, 16 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Angel Souto Vidal, 16 anos, que havia conquistado três medalhas (duas de prata e uma de bronze) no Campeonato Brasileiro Unificado, que ocorreu no domingo (20). Angel faria aniversário daqui duas semanas.

 

João Pedro Kerchiner da Silva, 17 anos
  • João Pedro Kerchiner da Silva, 17 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

João Pedro Kerchiner da Silva, 17 anos. Esteve competindo em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e até Rio Branco, no Uruguai. No sábado (19), ao lado de outros colegas remadores, conquistou pelo Clube Centro Português 1º de Dezembro a medalha de ouro na modalidade four skiff masculino sub-19 do Campeonato Brasileiro Unificado, em São Paulo. Participava do projeto "Remar para o Futuro" desde os 11 anos de idade.

Henri Fontoura Guimarães, 17 anos
  • Henri Fontoura Guimarães, 17 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Henri Fontoura Guimarães, 17 anos. Um dos quatro integrantes do time do Clube Centro Português 1º de Dezembro que conquistou o ouro no skiff masculino sub-19 do Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo.

 

Nicole da Cruz, 15 anos
  • Nicole da Cruz, 15 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Nicole da Cruz, 15 anos. No mês de julho, havia sido convocada pela Confederação Brasileira de Remo, com outros integrantes do projeto Remar para o Futuro, para participar de um treinamento de uma semana no Rio de Janeiro com a seleção brasileira sub-19. Era uma das mais novas do grupo.

 

Samuel Benites Lopes, 15 anos
  • Samuel Benites Lopes, 15 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Samuel Benites Lopes, 15 anos. Seus resultados eram motivo de orgulho para a família e amigos. Samuel foi um dos integrantes da equipe medalha de ouro no four skiff masculino do Campeonato Brasileiro Unificado, disputado no fim de semana. Ao lado de Nicole, era um dos mais novos do grupo que sofreu o trágico acidente.

 

Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

Vitor Fernandes Camargo, 17 anos. No domingo (20), conquistou uma medalha de prata na competição em São Paulo. Foi um dos cinco atletas do projeto pelotense que participou de treinamento da seleção brasileira sub-19 de remo, após ter sido convocado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Todos os jovens estavam profundamente comprometidos com o esporte, dedicando-se aos treinos e às competições com paixão e disciplina.

 

Oguener Tissot, 43 anos
  • Oguener Tissot, 43 anos (Fotos: Arquivo pessoal)

O coordenador técnico do projeto, Oguener Tissot, 43 anos, era um entusiasta do remo desde a infância e estava à frente do projeto "Remar para o Futuro" desde 2015, trabalhando para revelar novos talentos no sul do Brasil. Além dele, Ricardo Leal da Cunha, 52 anos, motorista da van, também perdeu a vida no acidente.

Único sobrevivente

João Pedro Milgarejo, 17 anos
  • João Pedro Milgarejo, 17 anos (Fotos: Renan Mattos / Agência RBS)

João Pedro Milgarejo, de 17 anos, foi o único integrante da equipe de remo de Pelotas a sobreviver ao acidente ocorrido na BR-376. Ao ser entrevistado por uma equipe de reportagem local de Pelotas, ele contou que, no momento da colisão, estava dormindo no fundo da van, que foi atingida por uma carreta. "Quando eu acordei, nem sabia o que tava acontecendo. Depois que eu fui ver que tava tudo desmoronado. Quando eu saí daquela van, eu já sabia que ia ser só eu, não tinha como mais ninguém sobreviver", relembrou.

Após o acidente, João foi levado para o hospital de Joinville (SC), para ser tratado dos ferimentos leves, decorrentes do acidente. Ainda na segunda-feira (21), ele recebeu alta e retornou para o Rio Grande do Sul com a família, em um avião do governo gaúcho. 

Na entrevista, João disse que pretende continuar remando por ele, pelos amigos que perdeu e pelas famílias que foram afetadas. "Pretendo continuar remando por eles e pela família deles. Pretendo muito ir pras Olimpíadas ainda, eu não vou desistir tão fácil", declarou.

Perda irreparável

A tragédia deixou uma marca indelével nas famílias e no esporte brasileiro, especialmente na cidade de Pelotas, onde o projeto social tem sido uma ferramenta transformadora para muitos jovens. Nesta terça-feira (22), em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, está marcado para acontecer o velório coletivo das vítimas do acidente. A cerimônia será realizada na sede campestre do clube Centro Português 1º Dezembro. 

Várias figuras públicas vieram à público prestar solidariedade para as famílias atingidas. Um deles foi o presidente Lula, que através de suas redes sociais prestou apoio. "Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", disse.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), decretou luto oficial de sete dias e também se manifestou em apoio as famílias. "Eles partiram de forma inesperada, deixando uma dor imensa em todos nós. Que possamos encontrar consolo nas lembranças que eles nos deixaram, e na esperança de que seu legado de amor, determinação e companheirismo continue vivo em cada um de nós, inspirando nossas ações e nossas vidas", disse.

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), destacou que quatro vítimas eram beneficiárias do programa Bolsa Atleta. "Em nome de toda a comunidade esportiva, expressamos nosso profundo pesar por essa tragédia que afeta a todos. Desejamos força e coragem para enfrentarem essas perdas irreparáveis e colocamos o Ministério do Esporte à disposição para auxiliar naquilo que for necessário", falou.

O Esporte Clube Pelotas também lamentou o acidente. "O Esporte Clube Pelotas está de luto pela tragédia envolvendo os atletas do projeto vitorioso Remar para o Futuro que retornava para cidade após competição em São Paulo", disse a entidade. Além do Pelotas, alguns clubes de futebol que integram a série A do Campeonato Brasileiro, como o Grêmio, Internacional e Juventude, clubes gaúchos, também divulgaram notas de apoio para as famílias. 

 

  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos (Arquivo pessoal)

  • Samuel Benites Lopes, 15 anos (Arquivo pessoal)

  • Oguener Tissot, 43 anos (Arquivo pessoal)

  • Nicole da Cruz, 15 anos (Arquivo pessoal)

  • João Pedro Kerchiner da Silva, 17 anos (Arquivo pessoal)

  • Henri Fontoura Guimarães, 17 anos (Arquivo pessoal)

  • Helen Belony, 20 anos (Arquivo pessoal)

  • Angel Souto Vidal, 16 anos (Arquivo pessoal)

  • João Pedro Milgarejo, 17 anos (Renan Mattos / Agência RBS)

Tags

  • acidente
  • BR-376
  • Colisão
  • remo
  • Tragédia
  • Vítimas

Deixe seu comentário

Mais lidas