Para o órgão, o número é considerado baixo, em torno de 1% de tudo o que foi fiscalizado

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realizou um trabalho de avaliação  dos produtos que fazem parte da chamada Cesta Básica em 41 cidades de Santa Catarina. O objetivo foi identificar possíveis irregularidades em prejuízo do consumidor.

Na operação, o Imetro-SC fiscalizou desde a quantidade de produto declarada na embalagem pelo fabricante (peso ou volume), apresentação do produto até as informações que constam nas embalagens. Foram avaliados açúcar, arroz, biscoito, café, farinha de trigo, feijão, leite, macarrão óleo de soja, sal, entre outros. Ao total foram fiscalizados 1.907 lotes de diferentes produtos, em todas as regiões do Estado, e 23 irregularidades identificadas. 

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, explica que a operação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado e ocorre em todo Brasil. “Em Santa Catarina tivemos um resultado positivo, com baixo índice de irregularidades, em torno de 1%", avaliou".

O gerente de Produtos Pré-medidos, Jeferson Farias Domingues, ressalta que, conforme prevê a legislação, os representantes das marcas avaliadas são sempre convidados a acompanhar os exames realizados no laboratório do Imetro-SC. As empresas autuadas, cujos nomes não foram revelados, terão dez dias para apresentar defesa ao órgão.

As cidades que fizeram parte do trabalho foram: Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Camboriú, Sombrio, Araranguá, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Tubarão, Joinville, Mafra, Canoinhas, Herval do Oeste, Treze Tílias, Itaiópolis, Rio do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Garuva, Caçador, Guaramirim, Chapecó, Antônio Carlos, Lages, Bocaina do Sul, São Joaquim, Painel, Bom Jardim da Serra, Urupema, Rio Rufino, Anitápolis, São Bonifácio, Florianópolis, Garopaba, Major Gercino, Imbituba e Tijucas.

Denúncias

O Imetro-SC é o órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e tem o objetivo de promover a confiança nas relações de consumo em nosso estado. Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).