Programa de telemedicina foi suspenso menos de um ano após a sua implantação

Criado como solução para acabar com as longas esperas para consultas nas unidades de saúde de Gaspar, o Alô Saúde acaba de ser encerrado pela Prefeitura de Gaspar. Em comunicado, a Secretaria de Saúde alega que a contratação de novos médicos, que levou ao aumento das equipes de saúde, permite a partir de agora que a população possa ser atendida na forma tradicional, ou seja, presencialmente nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os populares postos de saúde.

Lançado em 1º de março deste ano, o "Alô Saúde" foi anunciado como uma verdadeira revolução no atendimento médico à população de Gaspar, já que por meio de um 0800 a pessoa poderia entrar em contato, a qualquer hora do dia e da semana, com um pré-atendimento médico. Na primeira semana de funcionamento do serviço, foram mais de 300 telechamadas, sendo que 222 pessoas foram encaminhadas para consultas médicas presenciais. Em um mês, foram mais de mil encaminhamentos.

Na época, o prefeito Kleber Wan-Dall chegou a afirmar que o novo serviço havia causado um impacto instantâneo e significativo na saúde pública do município. Menos de oito meses depois, a Prefeitura diz que o fim do "Alô Saúde" vai melhorar a qualidade do atendimento e garantir que a população de Gaspar receba acompanhamento próximo e humanizado diretamente nas unidades de saúde. No entanto, a Secretaria de Saúde não descarta a volta do serviço, mas não mais na atual gestão. "O serviço do Alô Saúde deve passar por revisão e ajustes e será reativado, caso assim seja decidido durante as reuniões de transição de governo", diz o comunicado do Executivo municipal. A Secretaria de Saúde ainda reforça que a unidade de saúde do Centro segue com atendimento ampliado até as 20h.