Família como alicerce da vida: conheça a história de Claudio Lana
-
Claudio e a numerosa família num momento de confraternização (Fotos: Arquivo Pessoal)
Aos 88 anos, Claudio Lana construiu uma história marcada pela fé, trabalho e união familiar em Gaspar
Claudio Lana, hoje com 88 anos, nasceu na comunidade do Brilhante, na divisa entre Gaspar e Itajaí, e ao longo de sua vida construiu uma história de amor, trabalho e família. Recentemente viúvo, ele viveu 60 anos ao lado de Ana Sardo Lana, que faleceu aos 82 anos. Juntos, criaram uma família numerosa e unida, com 9 filhos, 20 netos e 14 bisnetos, perpetuando valores que até hoje ecoam em cada um de seus descendentes.
Sua jornada no campo começou cedo, e foi através de uma proposta de emprego como motorista de trator que Claudio se mudou para Óleo Grande, uma localidade no bairro Barracão, em Gaspar. O patrão o presenteou com um terreno de mil metros quadrados, que se tornou o lar da família Lana e permanece até hoje como símbolo de sua história. Homem simples e trabalhador, Claudio passou a vida inteira cuidando da terra e cuidando de sua família. Em tempos difíceis, ele sempre fez questão de enviar todo o dinheiro que ganhava para casa, sem nunca reservar nada para si. Sua prioridade sempre foi garantir que seus filhos e esposa tivessem o necessário, e a roça era o meio para essa segurança. “Meu avô sempre foi um homem muito dedicado à família. Ele trabalhava de sol a sol e nunca faltou com nada para os seus”, relembra Everton Novaes, um de seus netos.
A terra
Mesmo após a aposentadoria, Claudio manteve seu contato com a terra. Apenas aos 80 anos, por complicações de saúde relacionadas à diabetes, ele precisou reduzir o ritmo, mas ainda hoje gosta de plantar e cuidar das galinhas que cria no terreno. Seus netos e filhos frequentemente lembram que, quem não leva os ovos quando vai visitá-lo, corre o risco de ser “cobrado”.
A vida de Claudio sempre foi norteada pela fé e pela família. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele mantém suas orações diárias e sua ligação com a igreja, um legado que herdou e repassou aos filhos e netos. Além da fé, o valor da união familiar é o maior legado que Claudio deixa para seus descendentes.
Hoje, aos 88 anos, o Cláudio continua sendo o alicerce da família, um exemplo de perseverança e amor. Rodeado pelos filhos, netos e bisnetos, ele vê na união da família o reflexo de tudo que construiu ao longo da vida. Em cada encontro, cada celebração familiar, o sorriso sereno do Sr. Cláudio lembra a todos que o que realmente importa são os laços que mantêm as pessoas unidas. Uma vida simples, mas grandiosa em significado.
-
Claudio com sua esposa, Ana, com quem foi casado por 60 anos (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio com alguns de seus netos (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de descontração (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de descontração (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio e sua esposa Ana, com um dos bisnetos (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de alegria com um de seus netos (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Foto do casamento de Claudio e Ana (Fotos: Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de alegria com um de seus netos (Arquivo Pessoal)
-
Claudio com sua esposa, Ana, com quem foi casado por 60 anos (Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de descontração (Arquivo Pessoal)
-
Claudio em um momento de descontração (Arquivo Pessoal)
-
Claudio com alguns de seus netos (Arquivo Pessoal)
-
Claudio e sua esposa Ana, com um dos bisnetos (Arquivo Pessoal)
-
Foto do casamento de Claudio e Ana (Arquivo Pessoal)
Deixe seu comentário